Keanu Reeves lança no Brasil seu novo livro, um spin-off literário inspirado no universo de quadrinhos criado pelo próprio ator / Divulgação
Continua depois da publicidade
Após encantar o público nos cinemas com "Quando o Céu Se Engana", Keanu Reeves retorna ao universo da literatura, agora em uma novela, com o lançamento no Brasil de "O livro de algum outro lugar". A obra expande o universo criado por Reeves em parceria com o roteirista Matt Kindt na aclamada série em quadrinhos BRZRKR.
A narrativa gira em torno de Unute, agora chamado apenas de "B": um super-herói/anti-herói de aparência inspirada no próprio Reeves. A trama combina ficção científica, fantasia, ficção histórica e mitologia, permeadas por uma forte carga de existencialismo.
Continua depois da publicidade
Ambientado em um universo alternativo ao da HQ BRZRKR, o livro dialoga diretamente com o imaginário dos berserkers, guerreiros da mitologia nórdica conhecidos por entrarem em estados de fúria incontrolável durante as batalhas. Lançada pela BOOM! Studios, a série original foi um fenômeno editorial: seu primeiro volume vendeu mais de 615 mil cópias em 2021, tornando-se a HQ mais bem-sucedida desde Star Wars #1, em 2015.
Segundo o Los Angeles Times, O livro de algum outro lugar é “um épico de Keanu Reeves e China Miéville repleto de ação e profundamente sofisticado, diferente de tudo o que esses dois pioneiros do gênero criaram antes”, inspirado no universo brutal e filosófico de BRZRKR.
Continua depois da publicidade
Veja também: sucesso da Netflix impulsiona Santos como polo de produções audiovisuais.
Escrito a quatro mãos, em o livro de algum outro lugar, a colaboração entre Keanu Reeves e China Miéville resultou em uma narrativa que mescla estilos distintos. Eles criaram uma experiência literária única, na qual brindam o leitor com três tipos de narrativas que se interpenetram.
Na primeira, um soldado de 80 mil anos de idade que busca uma saída para ter a possibilidade de morrer, tornando-se uma cobaia do exército dos Estados Unidos, que busca formas de replicar sua habilidade.
Continua depois da publicidade
Na segunda, surgem histórias narradas em terceira pessoa no tempo presente, na qual aparecem pessoas que, ao longo de milênios, tiveram suas vidas ligadas a Unute de alguma forma. E finalmente há capítulos narrados na segunda pessoa, nos quais o próprio Unute revela pensamentos e histórias sobre ele mesmo.
Para quem ainda não conhece o trabalho de China Miéville, o autor britânico é uma das principais vozes da ficção especulativa contemporânea. Suas obras transitam entre fantasia sombria, ficção científica e horror, e o consagraram como uma das figuras centrais do movimento literário conhecido como New Weird.
O universo de BRZRKR também segue em expansão no audiovisual. A adaptação cinematográfica será dirigida por Justin Lin, responsável por revitalizar a franquia Velozes & Furiosos e por Star Trek Sem Fronteiras. Além do longa-metragem, Lin também atua como produtor executivo da série animada da Netflix, já confirmada para duas temporadas.
Continua depois da publicidade
Com uma narrativa ao mesmo tempo brutal e sensível, O livro de algum outro lugar pode ser lido de forma independente, mesmo por quem não conhece os quadrinhos. Trata-se de um épico intenso sobre poderes ancestrais, guerras modernas e um renegado condenado à imortalidade, uma obra que deve agradar tanto aos fãs já consolidados de BRZRKR quanto conquistar novos leitores.
"UMA SALA, REPLETA DE VIOLÊNCIA POR VIR. NAQUELE INSTANTE, com a desagradável luz branca dos LEDs. Então um homem entrou e se sentou entre os armários de metal. Tirou uma máquina da mochila e executou protocolos nela. Sozinho por algum tempo, ficou olhando fixamente para a tela. Seus camaradas enfim o seguiram. O homem continuou com os preparativos. Todos os demais soldados tinham os próprios rituais.
Uma figura alta e magra, com roupas escuras sem nenhuma identificação, encarava-os sob uma longa franja de cabelos pretos. Ele ficou postado de perfil.
Continua depois da publicidade
Sozinho entre seus camaradas, o homem do escâner deu uma olhada sorrateira para um dos que preparavam sua arma, enquanto esse homem, por sua vez, olhava para o recém-chegado, assim como todos os demais. [...] O homem alto de cabelos pretos estendeu a palma da mão contra o peito do adversário e bloqueou seu caminho. Ele não desferiu nenhum soco, não o derrubou, apenas o deteve. O alvo de rosto triste não falou nem se moveu de nenhuma outra maneira, apenas manteve o homem mais baixo à distância, o braço estendido enquanto o outro se esforçava para diminuir o espaço entre os dois.
O homem da jaqueta empurrava e vociferava enquanto o outro o detinha, e, com a mão livre, abriu o zíper da jaqueta e enfiou a mão em algum bolso interno; ouviu-se então um clique e um brilho de metal.
–– Arma! –– gritou alguém, como se ele já não estivesse empunhando uma arma, apontando-a para eles, para aqueles ao lado de quem havia matado e quase morrido..."
Continua depois da publicidade
Dica de leitura: por que os quadrinhos ainda são a primeira leitura de milhões de crianças?
Livro: O livro de algum outro lugar
Autores: Keanu Reeves e China Miéville
Editora: Jangada
Páginas: 400
Preço: R$ 72,90
Disponível para venda: www.grupopensamento.com.br