X

Diário Mais

Ilha de Urubuqueçaba quase virou sanatório e condomínios de luxo; conheça a história

Um dos mais antigos cartões-postais da Região, a ilha já enfrentou diversas tentativas de ocupação desde o fim dos anos 1800

Da Reportagem

Publicado em 21/03/2024 às 15:06

Atualizado em 21/03/2024 às 16:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Ilha de Urubuqueçaba quase virou um sanatório e condomínios de luxo / Divulgação/PMS

A Ilha Urubuqueçaba, um dos mais antigos cartões-postais da Região, já enfrentou diversas tentativas de ocupação desde o fim dos anos 1800, quando quase virou um sanatório.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Antes pertencente à Companhia Parque Balneário de Santos, em 1891, passou a ser propriedade de Júlio Conceição, que pensou em construir ali um edifício sanatório que ficaria a cargo do médico Cláudio de Souza. O sanatório, inclusive, levaria o seu nome.

O projeto chegou a ser criado, mas a ideia não foi para frente, pois a empresa criada por Júlio Conceição foi à falência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em uma outra tentativa de ocupação, agora em 1928, o proprietário Joaquim Avelino da Silva, em ofício dirigido à Câmara de São Vicente, solicitou, em 14 de janeiro, o pedido de licença para construção de uma ponte ligando a ilha à Praia do José Menino.

A questão foi debatida na sessão de 16 de abril do mesmo ano e a matéria chegou ser encaminhada à Comissão de Justiça e Poderes.

A Câmara Municipal concedeu a Joaquim Avelino da Silva a licença pleiteada na sessão do dia 7 de maio de 1928. O projeto, entretanto, também não avançou.

Jovem morre afogado ao mergulhar próximo à ilha Urubuqueçaba

Sanatório Ilha de UrubuqueçabaIlha abrigaria um sanatório / Foto: Reprodução

Ideia revolucionária

Mais tarde, agora no início da década de 1940, um projeto mais do que ousado também foi apresentado por Joaquim Avelino da Silva. Um grandioso complexo balneário daria um aspecto de primeiro mundo para a ilha.

Pelo projeto, seriam construídos prédios de dez andares, todos isolados uns dos outros, com grandes áreas laterais e como que acima de um grande parque.

Seria aberta também, entre a Ilha Urubuqueçaba e a Praia Itararé, uma ampla avenida de oitenta metros de largura, ajardinada e inteiramente livre de qualquer edificação. A via projetada seria, inclusive, três vezes mais larga do que a Avenida Ana Costa.

O curioso é que, segundo o autor do projeto, a Praia do José Menino não seria prejudicada.

O projeto de Joaquim Avelino da Silva obteve apelo integral das autoridades federais e municipais, e foi encaminhado ao Departamento das Municipalidades para estudo. No entanto, assim como os projetos anteriores, também não saiu do papel.

Por fim, a ilha foi comprada em 1963 pela última vez por Cláudio Pires Castanho Doneux, empreendedor do ramo imobiliário, que também apresentou um projeto.

Ele fazia da ilha uma base para a sustentação de seis edifícios, com mais de 15 andares cada um. Era literalmente um condomínio sobre as ondas.

No centro da ilha haveria ainda um hotel. Apesar deste projeto também não evoluir, Doneux manteve a ilha no seu patrimônio pessoal até os dias de hoje.

Ação de limpeza na Ilha Urubuqueçaba, em Santos, retira 56 quilos de lixo

Projeto Ilha de urubuqueçabaTambém foi especulado um grande complexo imobiliário no local / Foto: Reprodução

Fauna e flora

"Pouso dos urubus". É o que significa o nome Urubuqueçaba. Porém, o local não é habitado só pelas aves. Fazendo parte da Mata Atlântica, nela podem ser encontrados alguns tipos de coqueiros e pitangueiras. Quanto à fauna, há exemplares de algas, moluscos, anêmonas, ouriços, tartarugas, crustáceos, peixes, como robalo, garoupa e peixe-galo. Contribuem ainda para o visual garças e gaivotas.

Localização

Localizada a leste da Praia de Itarare e a oeste da Praia José Menino, a Ilha de Urubuqueçaba pertence a cidade de Santos e é um dos pontos de referência e observação da divisa de Santos com São Vicente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

PM acha 7 corpos em 13 dias em buscas por soldado na Baixada Santista

Soldado Angerami desapareceu em 14 de abril; a procura continua

Mundo

Papa Francisco tem encontro com Dilma Rousseff no Vaticano

Dilma, que é atual presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics, ressaltou que o papa é um homem comprometido com questões humanitárias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter