Diário Mais

Estas são as piores e mais nojentas comidas do mundo, segundo guia especializado; você comeria?

Artigo elaborado pelo TasteAtlas, um guia on-line sobre gastronomia internacional, elaborou o ranking destes pratos

Maria Clara Pasqualeto

Publicado em 23/01/2026 às 16:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Clássico da culinária espanhola, o Truchas a la Navarra combina truta frita com presunto serrano, limão e azeite / Divulgação/Tasteatlas

Continua depois da publicidade

A refeição é, muitas vezes, considerada um momento “sagrado”, no qual as pessoas podem recuperar suas energias e ainda desfrutar de pratos deliciosos. Porém, há muitos casos em que nem toda comida é saborosa, e isso pode incluir diversos fatores, desde a preparação até mesmo questões culturais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Pensando nisso, um artigo elaborado pelo TasteAtlas, um guia on-line sobre gastronomia internacional, elencou uma lista com o ranking dos pratos com as piores avaliações já registradas. Confira algumas abaixo:

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Essa cidade pertinho de São Paulo virou o paraíso do vinho, da comida boa e do descanso

• Depois de fazer a comida do Natal, veja esse truque para tirar a gordura do forno

Pizza Vulcanen – Suécia (1,6)

Aparentemente indecisos se queriam fazer uma pizza ou um hambúrguer, um restaurante em Piteå, na Suécia, preparou uma pizza decorada com ingredientes de hambúrguer: alface, batata, pepino, tomate, bacon e cebola foram alguns deles.

Apesar de inovador, o prato não foi muito bem aceito, visto que ficou com nota 1,6 de 5 estrelas.

Continua depois da publicidade

Svið – Islândia (1,7)

Com a aparência no mínimo peculiar, essa refeição contém a cabeça cozida de uma ovelha. O órgão é cozido na hora e depois consumido, além de ser servido tradicionalmente com batatas, purê de nabo e geleia de ruibarbo.

Apesar de alguns considerarem a comida saborosa, muitos acham a aparência esquisita, resultando na nota 1,7.

Þorramatur – Islândia (1,8)

Um prato tradicional islandês, esse alimento geralmente é consumido durante um período conhecido como Þorri, aproximadamente entre a metade de janeiro e fevereiro, anualmente. Peixe cozido e produtos de carne são servidos em pedaços.

Continua depois da publicidade

Contudo, o que deixa a aparência peculiar é o fato de a culinária conter opções como carne de tubarão, cordeiro defumado, cabeça de cordeiro ou até mesmo salsichas banhadas em sangue.

Apesar de ser um alimento tradicional no país nórdico, está entre os piores avaliados do mundo, com nota 1,8.

Aproveite e leia também: Onde comer comida peruana em Santos

Continua depois da publicidade

Truchas a la Navarra – Espanha (1,8)

O alimento espanhol é uma combinação entre trutas, jamón serrano (presunto espanhol), farinha, limão, salsinha, azeite e sal. A truta é coberta de sal, empanada na farinha e depois frita no azeite até que sua coloração fique dourada. Em seguida, adiciona-se o jamón serrano, e o limão é espremido sobre o prato.

Mesmo com a variedade de ingredientes, o prato está longe de figurar entre os melhores, considerando que apresenta nota 1,8.

Blodpalt – Suécia (1,9)

Mais consumidos nas regiões nórdicas da Suécia, os blodpalts são bolinhos nutritivos de coloração castanho-escura. Apesar de originalmente serem feitos com sangue de rena, atualmente utilizam diversos tipos de sangue de diferentes animais.

Continua depois da publicidade

No entanto, o fato de essa comida ser produzida a partir de sangue pode assustar muitas pessoas, resultando na nota 1,9.

Kugel Yerushalmi – Israel (1,9)

Uma caçarola feita à base de macarrão, associada às comunidades Haredi, apresenta cor marrom-escura, textura densa e mistura de sabores doces e apimentados. Ainda assim, o prato aparece no ranking com nota 1,9.

Tradicional nos países nórdicos, o Blodpättar é uma panqueca preparada com sangue animal, farinha e temperos. Divulgação/Tasteatlas
Tradicional nos países nórdicos, o Blodpättar é uma panqueca preparada com sangue animal, farinha e temperos. Divulgação/Tasteatlas
Feito à base de insetos fritos e temperados, o Hon mhai é considerado uma fonte alternativa de proteína na Tailândia. Divulgação/Tasteatlas
Feito à base de insetos fritos e temperados, o Hon mhai é considerado uma fonte alternativa de proteína na Tailândia. Divulgação/Tasteatlas
Clássico da culinária espanhola, o Truchas a la Navarra combina truta frita com presunto serrano, limão e azeite. Divulgação/Tasteatlas
Clássico da culinária espanhola, o Truchas a la Navarra combina truta frita com presunto serrano, limão e azeite. Divulgação/Tasteatlas
Chapalele  Foto: Reprodução
Chapalele Foto: Reprodução
Thorramatur  Foto: Reprodução
Thorramatur Foto: Reprodução
Angulas a la cazuela  Foto: Reprodução
Angulas a la cazuela Foto: Reprodução
Jellied eels  Foto: Reprodução
Jellied eels Foto: Reprodução
Calskrove  Foto: Reprodução
Calskrove Foto: Reprodução

Blodplättar – Suécia (1,9)

Outra comida feita à base de sangue animal, mas, desta vez, trata-se de uma panqueca muito popular em regiões como Suécia, Finlândia e Noruega. A preparação envolve uma panqueca comum; contudo, há a adição do líquido avermelhado.

Continua depois da publicidade

Devido aos ingredientes considerados inusitados por muitos, não é surpresa que o prato esteja na lista, com nota 1,9.

Milcao – Chile (1,9)

Originado no arquipélago de Chiloé, o prato consiste em uma “panqueca de batatas”, feita com batatas amassadas e raladas. Mesmo com variações, a combinação dos ingredientes não agrada a todos, fazendo com que o prato tenha a mesma nota de outros alimentos do ranking.

Hon mhai – Tailândia (2,0)

O penúltimo alimento vem diretamente de Bangkok, na Tailândia, e é considerado peculiar por muitos. Consiste em um tradicional prato de insetos, feito com minhocas fritas e temperadas com sal, pimenta e o molho desejado.

Continua depois da publicidade

Embora seja visto como rico em proteínas, o prato costuma causar estranhamento, o que resultou na nota 2.

Chapalele – Chile (2,0)

Por fim, o último prato do ranking é chileno e leva apenas dois ingredientes: sal e batata. É preparado em um buraco no chão, mas também pode ser feito na frigideira.

Considerando sua simplicidade e preparação básica, o alimento encerra a lista com nota 2,0.

Continua depois da publicidade


*O texto contém informações do guia Tasteatlas

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software