Diário Mais

Encher o tanque do carro ou abastecer aos poucos: Veja o que especialistas recomendam

Com o preço dos combustíveis cada vez mais alto, é normal que os motoristas busquem formas de economizar

Isabella Fernandes

Publicado em 09/05/2025 às 11:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

o peso extra de um tanque cheio é praticamente irrelevante em termos de consumo / Freepik

Continua depois da publicidade

Com o preço dos combustíveis cada vez mais alto, é normal que os motoristas busquem formas de economizar. Mas uma dúvida comum permanece, será melhor encher o tanque de uma vez ou colocar só o necessário para rodar no dia a dia?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com especialistas e fabricantes como a Toyota, a melhor escolha, tanto para o bolso quanto para o carro, é abastecer até encher o tanque.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Carros elétricos chineses começam a chegar aos ferros-velhos; número de peças surpreende

• Lindo por fora, quebrado por dentro: os carros que mais param nas oficinas

• 'Pesadelo dos Mecânicos': conheça cinco carros que raramente param na oficina

Segundo informações do site espanhol La Razón, quando o tanque está quase vazio, sobra mais espaço para o ar. Esse ar pode favorecer a evaporação da gasolina ou do etanol, o que pode gerar desperdício e até influenciar negativamente no desempenho do motor.

Além disso, o peso extra de um tanque cheio é praticamente irrelevante em termos de consumo, ao contrário do que muitos acreditam.

Continua depois da publicidade

Se a ideia é economizar combustível e também reduzir o impacto ambiental, alguns hábitos simples na hora de dirigir fazem bastante diferença

Veja os hábitos simples que fazem a diferença:

  1. Troque as marchas no momento certo: Evite esticar demais as marchas, principalmente a primeira. Use-a só para sair com o carro e passe logo para a segunda. Conduzir o veículo em rotações muito altas exige mais do motor e aumenta o consumo.
  2. Esqueça o hábito de "esquentar" o carro parado: Deixar o motor ligado parado para aquecer, principalmente em dias frios, não é recomendado. O ideal é começar a rodar logo após ligar o carro, com acelerações leves, pois o motor aquece mais rápido em movimento.
  3. Verifique sempre a calibragem dos pneus: Rodar com os pneus com pressão incorreta aumenta o atrito com o solo, o que faz o carro consumir mais. Além disso, pneus mal calibrados se desgastam mais rápido e podem comprometer a segurança.
  4. Dirija com suavidade: Evite arrancadas fortes e freadas bruscas. Manter uma velocidade constante reduz o esforço do motor e, consequentemente, o consumo de combustível.
  5. Não carregue peso desnecessário: Quanto mais pesado estiver o carro, mais combustível será necessário para movimentá-lo. E uma carga mal distribuída pode também desequilibrar o veículo e aumentar o consumo.
  6. Planeje seus trajetos: Escolher caminhos mais curtos ou com menos trânsito ajuda a economizar combustível e tempo. Trajetos mal planejados fazem o motorista andar mais do que o necessário, gastando mais e poluindo mais.

Com pequenas mudanças de hábito, é possível gastar menos com combustível e ainda preservar a saúde do carro. E sim, encher o tanque continua sendo uma das práticas mais recomendadas pelos especialistas.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software