Diário Mais
Especialistas opinam sobre a possibilidade de controlar semáforos com uma caneta de medição de tensão, como mostrado no post viral
Vídeo do tiktok gerou curiosidade entre motoristas / Reprodução/Tiktok
Continua depois da publicidade
Um vídeo que acumula mais de 20 milhões de visualizações nas redes sociais gerou curiosidade entre motoristas. As imagens mostram um condutor usando uma espécie de controle remoto de semáforo. Com o apertar de um botão, a luz verde se acende. Mas será que esse objeto simples realmente funciona?
@voodooboys Flipper zero vs red lights #flipperzero #fyp #cars
Continua depois da publicidade
No Role Modelz - (Instrumental Slowed Cover) - Dybbukk & Dybbukk Covers & Grailz BeniLeia Também
• Radar vira 'metralhadora de multas' e registra quase 1 milhão de infrações
• Motoristas de SP já recebem multa de radar que dá flagrante à 100 metros
• Sem 'migué': como funciona novo radar doppler que chegou a SP
De acordo com Leila Bergamasco, professora de Ciência da Computação na FEI, em entrevista ao Uol, isso não é possível. O motivo é que a maioria dos semáforos no Brasil utiliza tecnologias que não se conectam externamente via Wi-Fi.
Assim, segundo a especialista seria impossível qualquer dispositivo, como o mostrado no vídeo, alterar seu funcionamento.
Continua depois da publicidade
Mesmo nos semáforos que possuem essa conectividade, a autenticação necessária para manipular o equipamento seria complexa e demorada. Desse modo, não há fatores que fortaleçam a veracidade do vídeo.
De acordo com Pedro Ivan dos Santos Ferreira, especialista da Solução Equipamentos para Redes Elétricas, os semáforos são controlados por programações lógicas específicas. A configuração independe da rede elétrica.
Portanto, a ideia de que uma caneta medidora de tensão possa influenciar os semáforos não possui fundamento técnico, opina.
Continua depois da publicidade
A análise é corroborada por Marco Santos, da STEE Tecnologia Eletroeletrônica. Ele destaca que detectores de tensão apenas captam campos elétricos próximos e não têm a capacidade de emitir sinais que possam interferir no sistema de semáforos.
Embora os semáforos de hoje não dependam da presença de veículos, algumas localidades já estão experimentando a integração com o tráfego.
Segundo o portal, a cidade de Ann Arbor, nos EUA, tem um projeto piloto de rodovia inteligente que visa melhorar a comunicação entre veículos e estes equipamentos.
Continua depois da publicidade
Apesar do potencial dessa integração, há preocupações sobre segurança cibernética, pois analistas apontam que, no futuro, o controle remoto de semáforo pode se tornar real.
Continua depois da publicidade