Foto do parque Mt Bethel, também nos EUA, bem semelhante ao das rochas que cantam / Foto de Craig Adderley/Pexels
Continua depois da publicidade
Imagine visitar um lugar cercado de florestas exuberantes, muita natureza, "cheiro de mato verde" e ainda presenciar a cantoria de suas rochas? Esse local existe e atrai centenas de turistas de todo o mundo diariamente, que ficam encantados com o passeio.
Estamos falando do Ringing Rocks Park, em Bucks County, na Pensilvânia. No total o espaço conta com 8 acres cobertos por rochas do tipo dolerito, que se formam a partir das lavas vulcânicas resfriadas pelo ambiente.
Continua depois da publicidade
As florestas que compõem o badalado lugar são compostas por muita biodiversidade e árvores dos tipos carvalho e pinheiros, que oferecem muitas opções de passeios e movimentam o turismo local. Mas há outro atrativo que chama a atenção dos visitantes: as rochas que cantam.
Podemos dizer que sim e que não. São "lito fônicas" que ainda intrigam cientistas, pesquisadores e turistas, já que, ao receberem pequenas batidas com as mãos ou algum outro objeto, emitem um som metálico com eco, que simula uma cantoria.
Continua depois da publicidade
Alguns cientistas dizem que isso se dá por conta das rachaduras regulares formadas nesse tipo de rocha ao longo dos anos, o que propaga o som das pequenas batidas em toda a sua estrutura. Porém, outros estudiosos apontam que apenas rachaduras não seriam capazes de emanar tal som curioso (e alto).
Um grupo de pesquisadores europeus sugere que a musicalidade das rochas do Ringing Rocks Park pode vir da disposição das "pedras" no local, já que os lapsos entre uma e outra colaborariam para a propagação das frequências sonoras quanto o atrito e a vibração das pequenas batidas se espalham, causando tensão acústica.
Ainda não se sabe, ao certo, o que faz com que essas formações rochosas emitam esses ruídos tão perfeitos, mas isso não impede do parque ser um dos destinos mais procurados do país.
Continua depois da publicidade