Diário Mais

Desempregados podem viajar de graça no transporte público? Saiba como

Usuários dos sistemas de trens e das linhas de ônibus intermunicipais podem se cadastrar para receber o benefício

Luana Fernandes

Publicado em 22/02/2024 às 16:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Tanto sistema de trens quanto ônibus intermunicipais oferecem benefício aos desempregados / Divulgação/GovernoSP

Continua depois da publicidade

 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Passageiros desempregados podem solicitar o benefício que dá direito a viagens gratuitas no sistema de transporte metropolitano. A Credencial para Trabalhadores Desempregados é destinada aos usuários dos transportes públicos gerenciados pelas empresas CPTM, EMTU e Metrô. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Projeto quer treinar motoristas de ônibus para combater racismo e violência contra mulheres

• Cartão de visitas quer fim de 'saunas móveis' nos ônibus intermunicipais e outros assuntos

• EMTU: Passe Livre Escolar e Meia Tarifa já podem ser solicitados

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O objetivo é permitir que os cidadãos continuem a procurar emprego e a manterem as suas obrigações diárias sem a preocupação dos custos associados ao transporte. Só em 2023, o sistema de trilhos beneficiou 24.446 cidadãos, um aumento de 9% em comparação com o ano anterior, quando foram emitidas 22.376 credenciais. Já para os ônibus, a EMTU emitiu 142 credenciaisno ano passado. Já em 2022, foram emitidas 159 carteiras.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo como funciona e o que é necessário para solicitar o benefício:

Como solicitar a credencial para utilizar o sistema de trilhos

Pessoas desempregadas há mais de 30 dias podem requisitar a credencial para utilizar o sistema de trilhos, que oferece acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô. O benefício é válido por 90 dias não renováveis e é oferecido aos trabalhadores demitidos há, no mínimo, 30 dias ou, no máximo, 180 dias.

Continua depois da publicidade

Para emitir a Credencial para Trabalhadores Desempregados, o usuário deve comparecer ao posto na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h, com os seguintes documentos: RG (ou outro documento oficial com foto), CPF, carteira de trabalho, física ou digital, constando a baixa no último emprego e rescisão do último contrato de trabalho.

Para acessar a CPTM e o Metrô, os passageiros deverão apresentar a credencial e a carteira de trabalho nas catracas para os funcionários. Os bilhetes especiais do desempregado que estão em posse dos passageiros poderão ser usados até perderem a validade.

Para mais informações, o passageiro pode ligar no 0800 055 0121 ou acessar os sites da CPTM e do Metrô.

Continua depois da publicidade

Usuários dos ônibus intermunicipais também podem solicitar o benefício

Quem reside ou trabalhou no último registro na região do ABC Paulista e precisa utilizar ônibus intermunicipal tem direito ao benefício. Na região de São Mateus e Jabaquara, na capital, e no município de Mauá, vale apenas para quem reside nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD. Mas atenção: o solicitante deve estar há mais de 2 meses e há menos de 6 meses desempregado (60 a 180 dias).

A carteira tem validade de 28 dias corridos e deve ser solicitada pelo telefone: 4341-1175, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Posteriormente, serão necessários os seguintes documentos: carteira profissional física e original (se o último registro constar na carteira online digital, é necessário apresentar o contrato de trabalho impresso com data de admissão e demissão juntamente com a carteira física); comprovante de residência em nome do solicitante (original e atual); carteira de identidade ou CNH (original), e a rescisão de contrato com a homologação/quitação (original assinado e carimbado).

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software