Educadores físicos revelam os segredos para emagrecer com saúde e queimar muitas calorias / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Quer emagrecer de forma saudável e duradoura? Apostar em exercícios com alto gasto calórico pode ser a chave para atingir esse objetivo.
Educadores físicos explicam quais são os exercícios mais eficazes para perder peso e como praticá-los de forma segura e estratégica.
Continua depois da publicidade
De acordo com especialistas, a corrida, as lutas, a natação, a musculação e as aulas funcionais são algumas das atividades físicas que mais ajudam na queima calórica. Mais do que intensidade, a constância e o planejamento são essenciais para alcançar bons resultados.
O educador físico Aurélio Alfieri tem um vídeo com exercícios rápidos e fáceis para queimar as gordurinhas da barriga em casa.
Continua depois da publicidade
Entre os exercícios aeróbicos, a corrida é um dos mais eficientes para quem quer perder peso. Isso porque exige muito do corpo para manter o ritmo, a respiração e a resistência.
Segundo o educador físico Zair Cândido de Oliveira Netto, é possível gastar até 700 calorias em uma hora de corrida, a depender da intensidade do treino.
Muitas pessoas acreditam que o vinagre ajuda a emagrecer, mas isso não é verdade! Conheça 4 mitos sobre esse produto que está em praticamente todas as cozinhas.
Continua depois da publicidade
Para quem está começando, a caminhada pode ser uma boa opção. Mesmo com intensidade mais baixa que a corrida, ela contribui bastante para o emagrecimento. A depender da velocidade e do terreno, pode-se perder até 550 calorias em uma hora. Além disso, é uma atividade fácil de encaixar no dia a dia.
A dança também aparece na lista dos exercícios que mais queimam calorias. “Durante, por exemplo, uma aula de zumba, o corpo se envolve em movimentos coordenados que demandam energia, força e resistência”, explica o educador físico Rafael Correa. A média de gasto calórico é de até 600 calorias por hora.
Saiba quais estilos de dança são mais eficazes para emagrecer e tonificar músculos.
Continua depois da publicidade
Boxe, muay thai, judô e jiu-jitsu são exemplos de atividades que exigem força, agilidade e resistência. Por isso, o gasto calórico durante essas práticas pode ser muito alto.
“Durante o treinamento de lutas, os praticantes reproduzem movimentos intensos que envolvem força, agilidade e resistência”, destaca Correa. Em uma hora, é possível perder até mil calorias.
A natação é outro exercício completo, que além de emagrecer, melhora a resistência cardiovascular, tonifica os músculos e fortalece o corpo como um todo.
Continua depois da publicidade
“Durante a natação, o corpo trabalha intensamente para vencer a resistência da água”, aponta Correa. O gasto médio é de 600 calorias por hora.