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CPTM planeja trem de Santos ao Vale do Ribeira, no litoral, em trajeto histórico

Toda a viagem teria a duração média de pouco mais de 2 horas

Jeferson Marques

Publicado em 24/09/2025 às 13:44

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CPTM quer uma linha de trem entre Santos e Cajati / Imagem meramente ilustrativa / Imagem gerada por IA

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A ideia de ligar Santos novamente por ferrovia tem ganhado força no Governo de São Paulo e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo o Diário do Transporte, a empresa estuda um trem regional ligando a cidade litorânea a Cajati, no Vale do Ribeira, em um percurso de mais de 220 quilômetros. 

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O traçado prevê três serviços distintos: um expresso Santos–Cajati, com duração aproximada de 2h20; um parador entre Santos e Peruíbe; e outro parador entre Peruíbe e Cajati. Além do transporte de passageiros, o projeto também prevê trens de carga, que fariam o mesmo trajeto em cerca de três horas, de acordo com o Diário do Transporte.

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Operação

O presidente da CPTM já declarou, em entrevista publicada pela Agência iNFRA, que a companhia está pronta para assumir novos atendimentos regionais e que Santos é um dos eixos estratégicos estudados. A intenção é aproveitar a malha existente e modernizá-la, em paralelo a obras de segregação de cargas em trechos da rede, como o convênio firmado entre a MRS e a CPTM para criar uma via exclusiva de 35 km, essencial para liberar a circulação de trens de passageiros sem conflito com o transporte de mercadorias, destacou a Agência iNFRA.

Futuro

Paralelamente ao projeto regional, o Governo de São Paulo mantém os estudos para o Trem Intercidades (TIC) entre a capital e a Baixada Santista. De acordo com o Valor Econômico, a viabilidade técnica e financeira deve ser concluída até o segundo trimestre de 2026. Diferente do trem Santos–Cajati, esse projeto tem perfil mais voltado ao turismo e aos deslocamentos rápidos entre a capital e o litoral, embora a operação não esteja garantida para a CPTM.

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Turismo

Além dos planos de longo prazo, a CPTM também testou um expresso turístico entre a Estação da Luz, em São Paulo, e o litoral, reforçando a vocação histórica da ferrovia como meio de acesso a Santos. Como mostrou o G1 (2024), esse tipo de serviço tem grande apelo popular, especialmente entre visitantes que buscam uma experiência nostálgica de viagem de trem pela Serra do Mar.

Conclusão

Ainda não há trens ligando Santos à capital ou ao Vale do Ribeira, mas os projetos avançam em paralelo. A CPTM aposta em um serviço regional até Cajati, enquanto o Governo do Estado conduz os estudos do Trem Intercidades até a Baixada Santista. Entre turismo e mobilidade, a ferrovia pode voltar a ter papel central na ligação de Santos com o restante de São Paulo, resgatando uma tradição que marcou gerações.

 

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