CPTM quer uma linha de trem entre Santos e Cajati / Imagem meramente ilustrativa / Imagem gerada por IA
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A ideia de ligar Santos novamente por ferrovia tem ganhado força no Governo de São Paulo e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo o Diário do Transporte, a empresa estuda um trem regional ligando a cidade litorânea a Cajati, no Vale do Ribeira, em um percurso de mais de 220 quilômetros.
O traçado prevê três serviços distintos: um expresso Santos–Cajati, com duração aproximada de 2h20; um parador entre Santos e Peruíbe; e outro parador entre Peruíbe e Cajati. Além do transporte de passageiros, o projeto também prevê trens de carga, que fariam o mesmo trajeto em cerca de três horas, de acordo com o Diário do Transporte.
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O presidente da CPTM já declarou, em entrevista publicada pela Agência iNFRA, que a companhia está pronta para assumir novos atendimentos regionais e que Santos é um dos eixos estratégicos estudados. A intenção é aproveitar a malha existente e modernizá-la, em paralelo a obras de segregação de cargas em trechos da rede, como o convênio firmado entre a MRS e a CPTM para criar uma via exclusiva de 35 km, essencial para liberar a circulação de trens de passageiros sem conflito com o transporte de mercadorias, destacou a Agência iNFRA.
Paralelamente ao projeto regional, o Governo de São Paulo mantém os estudos para o Trem Intercidades (TIC) entre a capital e a Baixada Santista. De acordo com o Valor Econômico, a viabilidade técnica e financeira deve ser concluída até o segundo trimestre de 2026. Diferente do trem Santos–Cajati, esse projeto tem perfil mais voltado ao turismo e aos deslocamentos rápidos entre a capital e o litoral, embora a operação não esteja garantida para a CPTM.
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Além dos planos de longo prazo, a CPTM também testou um expresso turístico entre a Estação da Luz, em São Paulo, e o litoral, reforçando a vocação histórica da ferrovia como meio de acesso a Santos. Como mostrou o G1 (2024), esse tipo de serviço tem grande apelo popular, especialmente entre visitantes que buscam uma experiência nostálgica de viagem de trem pela Serra do Mar.
Ainda não há trens ligando Santos à capital ou ao Vale do Ribeira, mas os projetos avançam em paralelo. A CPTM aposta em um serviço regional até Cajati, enquanto o Governo do Estado conduz os estudos do Trem Intercidades até a Baixada Santista. Entre turismo e mobilidade, a ferrovia pode voltar a ter papel central na ligação de Santos com o restante de São Paulo, resgatando uma tradição que marcou gerações.
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