Chuva de meteoros acontece hoje e será um espetáculo no céu / Reprodução/Pexels
Continua depois da publicidade
Na noite desta terça-feira (12), o céu reserva um espetáculo imperdível: o pico da chuva de meteoros Perseidas, uma das mais intensas do ano. Um evento imperdível para os amantes do céu.
O fenômeno promete até 100 estrelas cadentes por hora, visíveis a olho nu em regiões com pouca poluição.
Você não precisa de telescópio, nem de equipamentos especiais — apenas de céu limpo, paciência e atenção.
Continua depois da publicidade
A chuva de meteoros Perseidas acontece todos os anos, quando a Terra atravessa a trilha de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle.
Essas partículas, ao entrarem na atmosfera, se incendeiam e criam os famosos riscos luminosos no céu — conhecidos como estrelas cadentes.
Continua depois da publicidade
Confira a Superlua extrema que será a maior do século e poderá ser vista do Brasil
O pico do fenômeno ocorre entre a noite de hoje (12) e a madrugada de quarta-feira (13), com maior intensidade após a meia-noite.
Em locais escuros e com boa visibilidade, será possível ver dezenas de meteoros por hora, sem a necessidade de qualquer instrumento.
Continua depois da publicidade
Alguns cuidados simples aumentam muito suas chances de ter uma boa observação:
O que evitar:
Além da chuva de meteoros, o céu de agosto traz outro fenômeno: as conjunções planetárias, quando dois ou mais planetas se alinham visualmente no céu.
Continua depois da publicidade
Durante o mês, será possível observar Vênus, Marte e Júpiter formando pares brilhantes, especialmente nas primeiras horas da noite ou ao amanhecer.
Para identificar a localização exata dos planetas, aplicativos como Stellarium, Sky Guide e Sky Map são grandes aliados.
Muito além da ciência, momentos como esse convidam à pausa, ao silêncio e à contemplação. Assistir a uma chuva de meteoros pode ser uma forma de relaxar, aliviar o estresse e se conectar com o presente.
Continua depois da publicidade
É também uma ótima oportunidade para reunir amigos, levar as crianças ou simplesmente curtir sozinho um momento de paz sob o céu.
Confira o maior eclipse solar do século está chegando e causará minutos de 'apagão' no mundo. Saiba mais.