Diário Mais
A Queda do Meu Deus fica no caminho para a Caverna do Diabo, um dos pontos turísticos mais visitados de Eldorado
A cachoeira foi descoberta inicialmente em 1896, pelo pesquisador e naturalista Ricardo Krone, em expedição pelo Alto Ribeira / Reprodução/Turismo Paulista
Continua depois da publicidade
A cachoeira mais bonita do Estado de São Paulo fica em Eldorado, no Vale do Ribeira. A “Queda do Meu Deus” recebeu o título dos telespectadores de um programa de TV e de um concurso na internet. Entretanto, seu nome original foi alterado e por lá havia uma antiga lenda.
Mesmo que hoje carregue o divino em seu nome, uma lenda urbana conhecida entre os moradores mais antigos da região conta que, antes, ela chegou a ser conhecida como Cachoeira da Morte.
Continua depois da publicidade
A Queda do Meu Deus fica no caminho para a Caverna do Diabo, um dos pontos turísticos mais visitados de Eldorado, e tem uma queda d'água de 53 metros.
Segundo antigos proprietários do sítio que abriga a cachoeira, por lá, existiam casas pela floresta, distantes do Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Uma mulher grávida teria entrado em trabalho de parto, e, pela distância e dificuldade para acessar a região, acabou morrendo em casa.
A família enterrou a mulher e o bebê nas proximidades da cachoeira, que por muito tempo teria sido chamada de “Cachoeira da Morte”.
O “batismo oficial” da cachoeira teria sido feito por um professor de biologia e guia turístico Lelis Ribeiro e um colega, ambos funcionários da Secretaria de Turismo de Eldorado.
Continua depois da publicidade
Eles teriam sido informados por moradores de um quilombo que, próxima à Caverna do Diabo, havia uma linda cachoeira.
Os colegas relataram que ao avistarem a paisagem, caíram de joelhos, impactados com a vista. Eles teriam ficado quase meia hora sentados, somente admirando.
Como a cachoeira ainda não era conhecida, eles seriam os primeiros a divulgar o lugar e seriam os primeiros a nomeá-la.
Continua depois da publicidade
A ideia foi uma homenagem a expressão de espanto ao tamanho da cachoeira, que possui uma queda d'água de 53 metros, além dos homens quererem que o nome fosse um contraponto à Caverna do Diabo.
A cachoeira foi descoberta inicialmente em 1896, pelo pesquisador e naturalista Ricardo Krone, em expedição pelo Alto Ribeira. A Gruta da Tapagem, posteriormente conhecida como Caverna do Diabo, ainda é um grande destaque na região.
Apenas a Caverna do Diabo é aberta para visitação em Eldorado, que é uma Unidade de Conservação Estadual.
Continua depois da publicidade
O lugar possui duas aberturas e mais de 6 km de extensão, porém apenas 600 metros são abertos ao público. A temperatura ambiente sempre fica em cerca de 18°C, não importando a época do ano.
A Queda de Meu Deus atravessa 4 km no interior da Caverna do Diabo, passando a ser o ponto culminante da Trilha das Ostras, que também passa por ao menos outras nove cachoeiras.
O acesso para a cachoeira pode ser feito por uma caminhada de uma hora, que passa por piscinas naturais com águas cristalinas e três quedas menores, ou pela trilha do Vale das Ostras, de cinco horas, que inclui mais 11 quedas.
Continua depois da publicidade
Nesse caso, é obrigatório contar com a presença de um monitor.
O acesso mais curto para a cachoeira é uma caminhada de dificuldade média (uma hora), que passa por piscinas naturais com água cristalina e três quedas menores. Há outro caminho pela trilha completa do Vale das Ostras (cinco horas), incluindo mais 11 quedas. Nesse caso é obrigatório contar com a presença de um monitor.
Trilha: 1 km | 1 horas
Nível de dificuldade: Médio
Acesso: Via comunidade Sapatu, na estrada SP-165 entre as cidades de Eldorado e Iporanga.
Localização: O Parque Estadual da Caverna do Diabo está localizado em Eldorado, Sul do Estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira.
Distância: São Paulo: 248 km l 3h – O acesso a partir de São Paulo é feito pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116).
Clima: Quente e úmido, com temperatura média anual de 22°C.
Indicação: Indicado para todo tipo de público. Idade mínima: 7 anos.
Continua depois da publicidade