Diário Mais

Aos 115 anos, pessoa mais velha do mundo choca ao revelar segredo para viver tanto

A resposta da mulher, apesar de gentil, fará com que muitas pessoas reflitam sobre as suas próprias vidas

Jeferson Marques

Publicado em 08/05/2025 às 15:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ethel Caterham, de 115 anos, revela segredo para se viver tanto / Reprodução/Youtube

Continua depois da publicidade

Imagine chegar aos 115 anos de vida lúcida, falando bem, com a memória falhando bem pouco e esbanjando simpatia? Estamos falando de Ethel Caterham, uma britânica que nasceu no sul da Inglaterra em 1909.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Natural de uma pequena e fria vila chamada Shipton Bellinger, Ethel disse que cresceu em um ambiente com muita simplicidade e a valorização das pequenas coisas, como se sentar com os pais para almoçar, brincar com os cachorros, correr nas ruas com os amigos etc.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Oniomania: quando o hábito de comprar vira problema de saúde mental

• Especialista explica como problemas na saúde mental podem atrapalhar empresas

• Cubatão inaugura novo Complexo de Saúde Mental

Aos 18 anos ela decidiu se mudar para a Índia, onde trabalhou como babá, por três anos, antes de retornar à Inglaterra, casar e ter filhos. Também morou em Hong Kong e diz que viajar e conhecer novas culturas a deixam tranquila e feliz.

O segredo

Perguntada sobre o que ela apontaria como principal segredo para se viver tão bem até os 115 anos, Ethel Caterham foi categórica e gentil: nunca discuto com ninguém. Eu escuto e faço o que eu acho que tenho que fazer.

Continua depois da publicidade

Algumas pessoas devem ter ficado impactadas com essa resposta, mas Ethel acrescentou que nunca viu vantagem para a sua saúde física e mental em ficar debatendo, discordando ou se estressando com outras pessoas. Ela se mantém fiel aos seus princípios e segue o que a sua conduta e moral pedem. Sem olhar para trás.

Centenas de artigos científicos assinados por psicólogos e psiquiatras renomados falam da questão de o quanto você gasta energias vitais em um conflito e como as suas capacidades cognitivas ficam comprometidas diante de situações de estresse crônico ou ansiedade duradoura.

Preservar a saúde física não se limita apenas a cuidar do corpo, mas também da mente. Cuidar da saúde mental é um dos pilares de quem pensa em viver muito e com boa saúde e disposição, e parece que o exemplo de Ethel Caterham veio para nos provar isso.

Continua depois da publicidade

Confira aqui a matéria que fizemos sobre 5 dicas da ciência para você cuidar da sua saúde mental.

A leitura é bem leve e interessante.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software