Diário Mais

Agência paga R$ 31 mil para quem ficar 10 dias deitado em um colchão

O estudo vai tentar reproduzir aqui na Terra os efeitos da gravidade que só são sentidos no espaço

Jeferson Marques

Publicado em 19/03/2025 às 16:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Agência quer fazer um estudo sobre a gravidade no espaço / Foto de Vlada Karpovich/Pexels

Continua depois da publicidade

Imagine ficar 10 dias deitado em um colchão d´água sem precisar fazer nada e ainda receber 5 mil euros (cerca de R$ 31 mil reais) por isso? É o que a Agência Espacial Europeia (ESA) está oferecendo aos voluntários do seu novo experimento.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Intitulado de "Vivaldi III", a intenção dos pesquisadores e cientistas é a de reproduzir aqui na Terra os mesmos efeitos da gravidade, que só podem ser sentidos no espaço, e analisar todas as mudanças fisiológicas que isso pode acarretar e de que maneira lidar melhor com elas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estudo revela se é possível aprender um novo idioma durante o sono

• Turismo do sono: saiba mais sobre nova tendência de viagem

• Saiba como melhorar a qualidade do sono com 6 dicas simples

O colchão d´água utilizado é adaptado a transmitir exatamente a mesma sensação da gravidade, ficando suspenso sob a água e coberto com um tecido impermeável, que não permite o contato direto com a água. Isso cria a sensação de estar flutuando (gravidade zero).

Os voluntários ficarão submersos até a altura do peito, com a cabeça e braços para fora, exatamente igual a sensação que têm os astronautas.

Continua depois da publicidade

Para fazer as necessidades fisiológicas eles serão transferidos para outra maca, mas sem sair da posição. 

Quem pode participar?

Homens entre 20 e 40 anos, saudáveis, não fumantes, com IMC entre 20 e 26 e altura entre 1,65 m e 1,80 m. Os candidatos precisam estar em boa forma física e praticar exercícios regularmente, além de não fazerem uso de nenhuma medicação contínua e não terem restrições alimentares.

Para se inscrever como voluntário basta clicar aqui.

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software