Diário Mais

Conheça 5 cobras gigantes e pré-históricas que outrora dominaram a Terra

De constrição a veneno mortal: como esses predadores pré-históricos capturavam suas presas

Agência Diário

Publicado em 24/07/2025 às 10:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Laophis crotaloides vivia onde hoje é a Grécia, e foi a maior víbora a rastejar no planeta Terra / Imagem gerada por inteligência artificial

Continua depois da publicidade

Atualmente, as maiores serpentes conhecidas pelo ser humano são as sucuris brasileiras e as píton-reticuladas. No entanto, se voltarmos no tempo — há centenas de milhares de anos —, vamos encontrar cobras ainda mais impressionantes, verdadeiras gigantes que dominavam os ecossistemas antigos. Dentre elas, cinco espécies chamam atenção pelo tamanho descomunal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Cobras sempre despertaram fascínio e temor. Envoltas em mistérios, essas criaturas aparecem em mitologias ao redor do mundo, e há estudiosos que acreditam que elas possam ter sido a principal inspiração para os dragões que povoam lendas e histórias de fantasia.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Sucuris comem pessoas? Verdades e mitos sobre cobras gigantes

• Como a sucuri consegue subir em árvores mesmo pesando 80 kg?

• Descoberta surpreendente: buraco milenar esconde mundo perdido com centenas de espécies

E não é difícil entender por quê: essas cinco serpentes pré-históricas eram verdadeiras máquinas predadoras, capazes de ocupar o topo da cadeia alimentar. A seguir, conheça quais foram essas colossais representantes do mundo das serpentes.

Conheça as estratégias que fizeram delas predadoras de topo em suas eras:

Continua depois da publicidade

Titanoboa: Poder bruto

Com seus 14 metros e mais de uma tonelada, a Titanoboa usava tamanho e força para dominar peixes ou crocodilos. Provavelmente esmagava presas como fazem as sucuris atuais.

Laophis: Veneno em escala gigante

Como maior víbora conhecida, seus 26 quilos permitiam injetar grandes quantidades de veneno. Uma mordida seria fatal mesmo para presas grandes.

Sanajeh: Oportunismo inteligente

Esta cobra de três metros e meio atacava ninhos de dinossauros quando desprotegidos. Uma estratégia de baixo risco com boa recompensa calórica.

Continua depois da publicidade

Wonambi: Constrição especializada

Era constritora, usando músculos poderosos para sufocar presas antes de engoli-las inteiras. Técnica ainda usada por suas parentes modernas.

Palaeophis: Velocidade aquática

Sua alta vascularização dava metabolismo acelerado para caçar peixes em mar aberto. Uma adaptação única entre cobras marinhas pré-históricas.

Mudanças ambientais tornaram inviáveis essas estratégias em escala gigante. As cobras modernas mantêm versões reduzidas dessas mesmas táticas de caça.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software