Neste mês de dezembro, Caio está lançando um receituário de Natal / Nayara Martins/ DL
Continua depois da publicidade
Caio Cézar Cunha dos Santos, de 35 anos, técnico em panificação e confeitaria, de Mongaguá, recebeu o prémio nacional "Melhores Padeiros do Brasil" como Destaque, no último dia 30 de novembro, oferecido pela Revista de Panificação Brasileira, em São Paulo. Caio Cézar foi o único representante da Baixada Santista a ser premiado em nível nacional.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Esse já é o terceiro ano consecutivo que ele recebe esse prêmio nacional. Em 2021, o prêmio foi como padeiro Revelação e, em 2022, como padeiro Destaque.
"Esse prêmio é muito importante e valoriza bastante o segmento da panificação. É um prêmio de categoria nacional. Além de ser uma motivação a mais para mim", revela Caio Cézar.
Continua depois da publicidade
Ele explica que continua fazendo cursos para se atualizar e aprender novas técnicas. "Sempre faço, ao menos, dois cursos por ano, pois isso ajuda a sair da zona de conforto e a aprender novas técnicas. Apesar de o pão ser tão antigo e existir desde a época de Cristo, mas está sempre surgindo novas técnicas, formatos e sabores", observa.
Neste mês de dezembro, Caio está lançando um receituário de Natal. Além do trabalho como técnico de panificação e confeitaria, ele ainda ministra cursos e trabalha, aos finais de semana, em sua casa, para atender seus clientes com pães e bolos artesanais.
O técnico faz diversas formas de panetones, o tradicional com frutas e o de chocolate, em fatias e com coberturas, roscas confeitadas, bolinhas de Natal, brioches francês, bolos, entre outros.
Continua depois da publicidade
Durante a semana, ele trabalha para a empresa Atacado Diniz, do interior do Estado. E ministra cursos e ensina as técnicas em padarias, supermercados, empórios e outros, na Baixada Santista, litoral norte e no Vale do Ribeira.
Caio já atua na área de panificação desde os 17 anos, há mais de 18 anos em Mongaguá e em toda a região da Baixada Santista e litoral.
CARRO CHEFE.
Continua depois da publicidade
Caio conta que, nesta época de Natal e final de ano, o carro chefe e os mais procurados são os panetones e suas variações, com novos formatos - a rosca, em fatias (na forma de bolo inglês) e as bolinhas de Natal. E também os brioches, que são feitos com fermentação natural e são mais saudáveis.
"Os brioches são feitos com uma massa mais leve e macia, com fibras e de fácil digestão", completa.
Caio trabalha com encomendas feitas por clientes, aos finais de semana e feriados, em sua casa, em Mongaguá. Ele também faz as entregas aos clientes, conforme os pedidos e os locais.
Continua depois da publicidade
Para a divulgação dos produtos, ele tem feito as postagens nas redes sociais, como no Instagram e no Facebook. E possui um canal no Youtube como Caio Cézar - panificação e confeitaria.
PLANOS.
Sobre os planos futuros, Caio diz que pretende que para o próximo ano, em 2024, ampliar e investir mais no seu trabalho com produtos naturais, durante o ano todo e não somente em datas festivas, como no Natal e na Páscoa.
Continua depois da publicidade
Além de se capacitar e aprender novas técnicas e sabores variados de pães e bolos.
Interessados em conhecer melhor o trabalho do técnico em panificação Caio Cézar, podem acessar o Instagram @caiocézar.santos e no Face caio cézar. Ou ainda podem entrar em contato pelo Whatsapp 13 99630.2121.