X

Cultura

Sinfônica de Cubatão abre temporada 2015 de concertos musicais

Apresentação será no próximo sábado (14), a partir das 20h30, no Bloco Cultural

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/03/2015 às 18:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Banda Sinfônica de Cubatão abre oficialmente a temporada 2015 de concertos musicais no próximo sábado (14). A apresentação será às 20h30, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº), com entrada gratuita. A batuta será, novamente, dividida entre o regente-interino Ulysses Damacena, o regente-assistente Leonardo Corassari e o coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão, maestro Roberto Roberto Farias.

O repertório está recheado de música erudita da melhor qualidade e traz compositores como Villa-Lobos, Alfred Reed e Villani-Côrtes, entre outros de muita importância para o universo sinfônico, a começar com Scott Boerman e sua "Cityscape". É uma fanfarra sinfônica, que transcende a forma original do gênero e relata, musicalmente, o panorama constante em uma grande metrópole, como o barulho das construções, por exemplo. 

Já do norteamericano Alfred Reed, será executada a obra "The sounds os spring", inspirado em um poema de Algernon Charles Swinbume. A peça é uma das obras mais representativas do compositor pelo seu caráter vibrante. Momento especial deve acontecer durante "Concerto para trompete e Banda Sinfônica", uma homenagem aos 85 anos do compositor Edmundo Villani-Côrtes, um dos mais importantes nomes da música erudita no País. Esta peça traz como solista o músico Thiago Araújo, uma das grandes revelações do talento cubatense, finalista do Programa "Prelúdio" da TV Cultura e, atualmente, bolsista da Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

A Banda Sinfônica de Cubatão abre oficialmente a temporada 2015 de concertos musicais no próximo sábad (Foto: Divulgação)

O genial Heitor Villa-Lobos também será destaque neste espetáculo, com "Danças Africanas", em uma primorosa transcrição de Guilherme Sparrapan, especialmente encomendada pela Banda Sinfônica de Cubatão. E, para encerrar, "Save the Sea", do húngaro Frigyes Hidas. Trata-se de uma sinfonia em cinco movimentos com apelo ecológico, que busca inspiração na célebre La Mer do francês Claude Debussy.

Para o maestro Roberto Farias, essa apresentação é apenas o início de uma série de concertos que busca valorizar o potencial artístico cubatense. "No decorrer do ano, queremos trazer maestros, compositores e instrumentistas que tiveram a sua origem musical aqui na cidade e que hoje brilham nos mais diversos organismos musicais brasileiros e internacionais", diz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter