X
Cultura

Características dos pais refletem no comportamento dos filhos; psicólogo explica

Psicólogo explicou que existem outros fatores de influência do comportamento, da personalidade, de construção do sujeito, como, por exemplo, a genética

Primeira grande referência em construção de personalidade de um sujeito, que acontece na infância até os 9 anos, são os pais / DIVULGAÇÃO/PMG

Muitas características da personalidade dos pais refletem no comportamento dos filhos. O psicólogo André Barbosa afirmou que a primeira grande referência em construção de personalidade de um sujeito, que acontece na infância até os 9 anos, são os pais. "Obviamente, os comportamentos dos pais vão modelando a forma que eles devem agir e se comportarem no mundo."

Segundo o profissional de saúde, é por isso que é importante que os pais sejam coerentes naquilo que falam e fazem. "A criança busca referência do comportamento, principalmente do que é feito diante dos olhos da criança. Aquilo ali é um modelo que ela deve seguir, que ela acaba sendo impactada e influenciada bastante por isso."

André explicou que existem outros fatores de influência do comportamento, da personalidade, de construção do sujeito, como, por exemplo, a genética.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"A genética dos pais também influencia no comportamento e na construção de personalidade do sujeito. Os amigos também acabam meio que modelando de certa forma o comportamento e o psiquismo da pessoa, porque para entrar nesse modelo social a gente acaba criando tendências de adaptação ao meio. Por isso, o meio também modela, por nós sermos animais sociais, a forma como a gente vai agir lá fora."

Ainda conforme o psicólogo, o meio acaba trazendo algumas coisas para o nosso comportamento. "A gente não consegue simplesmente criar caixinhas, né? Caixinhas de como o eu, meu selfie vai se comportar no externo e como meu selfie vai se comportar no interno. A gente acaba sempre carregando algumas essências do que a gente vê lá fora", disse.

Por fim, Barbosa confirmou, mais uma vez, que existe muita influência no comportamento dos pais na construção de personalidade dos filhos e também existe também muita influência e impacto dessa vida social e dos amigos no comportamento do sujeito, dessa criança.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Restaurado, carro fúnebre de Santos Dumont será destaque de exposição em Junho

Veículo, famoso por transportar o corpo do Pai da Aviação, que faleceu em Guarujá, passou por restauro em Santos e retorna à Cidade

Turismo

Mar doce: conheça as praias em rios, lagos e represas do interior paulista

Sem precisar ir até o litoral, em mais de 70 cidades é possível encontrar o lazer molhado, a pesca, os esportes aquáticos e muita diversão

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software