X

Cubatão

Obras de urbanização da Vila dos Pescadores começam em março de 2024

Viaduto em construção deve ser entregue no primeiro semestre do próximo ano; informações são do secretário de Governo de Cubatão, César de Nascimento, em entrevista ao Diário do Litoral

Luana Fernandes

Publicado em 16/12/2023 às 07:00

Atualizado em 16/12/2023 às 10:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vila dos Pescadores é uma das comunidades mais populosas de Cubatão / Nair Bueno/DL

Obras de aterramento e canalização para a urbanização da Vila dos Pescadores devem começar em março de 2024. A informação é do secretário de Governo de Cubatão, César Nascimento. Além disso, o viaduto que está sendo construído na Avenida Tancredo Neves e que criará um novo acesso ao bairro também deve ficar pronto nos próximos meses.

"O viaduto será entregue no primeiro semestre de 2024 para que a gente possa começar com a infraestrutura, no qual recepcionará através do Estado com convênio já assinado para a construção de 1300 unidades habitacionais. Em março começamos a construir a infraestrutura. É preciso fazer aterramento, é preciso fazer canalização, preciso fazer escola, preciso fazer creche", garante.

Conforme apresenta a Administração Municipal, o Plano Diretor Urbanístico da Vila dos Pescadores tem o objetivo de assegurar o direito à moradia adequada e a eliminação de condições de riscos à vida para as famílias residentes naquela localidade, de forma combinada por meio de ações de recuperação e preservação ambiental. O pré-projeto foi finalizado em junho deste ano.

O conceito urbanístico do projeto conta com a construção de 80 casas flutuantes com estrutura de aço naval e madeira ecológica, totalmente sustentáveis, ancoradas em um píer de acesso. O Plano contempla, ainda, a construção de moradias de interesse social, dividida em duas etapas, totalizando 1.329 unidades e a criação de cerca de 650 lotes habitacionais este processo ainda em estudo. Há também a previsão de implantação de equipamentos públicos essenciais, como escola, praças, unidade de Saúde e de Assistência Social, áreas de lazer.

As obras do viaduto deram início ao processo de estruturação do bairro, mas geraram um grande impacto entre os moradores da Cidade. A derrubada de árvores "ficus" para a construção do novo modal criou polêmica entre os moradores, mas, segundo a Prefeitura, se fez necessária para mudar o cotidiano de uma dos bairros mais populosos de Cubatão. "Hoje (a urbanização da Vila dos Pescadores) é uma realidade, não é mais utopia. Por décadas venderam este sonho aos moradores, que já estavam descrentes que isso viesse a acontecer e hoje é fato", exalta Nascimento.

O Plano também traz propostas sobre mudanças na mobilidade urbana. A construção deste viaduto que ligará diretamente a Avenida Tancredo Neves à Vila dos Pescadores segue ativa. Há, ainda, a readequação de três passarelas de acesso do bairro ao Jardim Casqueiro, reestruturação da Av. Ferroviária, aberturas de novas vias dentro do bairro e construção de bolsões de estacionamento esta última, antiga reivindicação da comunidade.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e no Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O bairro terá que se adaptar às novas mudanças. A entrada principal do bairro, por exemplo, poderá ser alterada durante a execução do projeto. "Por enquanto não vai fechar, vai continuar aberta. Mas, futuramente, pode ser que a rede ferroviária queira fechar. O acesso será feito todo pelo viaduto, vai ser construída uma nova via que vai pegar a Ferroviária 1 e Ferroviária 2 até o final. Com a urbanização vai ser criado outra rua margeando a maré, margeando o manguezal. Esta rua vai encontrar a Ferroviária 2 e vai circundar o bairro", explica o secretário.

César Nascimento é um dos entrevistados do programa Entrevistas, disponível no canal do Diário do Litoral no YouTube. Confira a entrevista na íntegra:

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Cotidiano

Com facão e motoserra, dupla é detida cortando árvore em São Vicente

Eles não tinham a documentação necessária para fazer isso

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter