Cubatão

Cubatão: Projeto em biblioteca escolar dá 2º lugar em prêmio de incentivo a leitura

A cerimônia aconteceu na semana passada, no campus da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos

Igor de Paiva

Publicado em 10/11/2025 às 06:40

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A iniciativa, promovida pela Unisanta em parceria com o Ministério da Educação, reconhece ações que incentivam a leitura e a produção textual na Baixada Santista / Divulgação

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O projeto Biblioteca + Viva, da UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova, em Cubatão, conquistou o segundo lugar no Prêmio Proler Unisanta 2025, na categoria Incentivo à Leitura.

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A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (6), no campus da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos.

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A iniciativa, promovida pela Unisanta em parceria com o Ministério da Educação, reconhece ações que incentivam a leitura e a produção textual na Baixada Santista.

Com 19,2 pontos em 20 possíveis, a biblioteca da UME Lorena se destacou entre os melhores projetos da edição, evidenciando o trabalho inovador e o compromisso da equipe escolar com a formação de novos leitores.

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Criado com o objetivo de revitalizar bibliotecas escolares e ressignificar o papel desses espaços, o projeto Biblioteca + Viva transformou a biblioteca da UME Lorena em um ambiente de convivência, cultura e imaginação.

A iniciativa surgiu a partir do ramal instalado na própria unidade e envolve toda a comunidade escolar na construção de um espaço onde a leitura é encarada como prazer e descoberta. O projeto é realizado por funcionários da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).

Entre as atividades promovidas estão contação de histórias, oficinas criativas, exposições artísticas, jogos lúdicos e eventos temáticos, além da reorganização do acervo por áreas de interesse das crianças e jovens.

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O Biblioteca + Viva também prioriza a inclusão e a acessibilidade, oferecendo materiais adaptados para alunos com deficiência, como livros em braile, publicações sonoras e recursos táteis.

Segundo registros da escola, o número de empréstimos voluntários de livros cresceu significativamente desde o início do projeto.

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A média diária, que era de apenas quatro livros, ultrapassou 100 por dia, demonstrando o impacto positivo da iniciativa na formação de leitores e no fortalecimento do vínculo dos alunos com a literatura.

O projeto é conduzido pelos funcionários Maria Franca e Marcelo Shimabuku, que transformam diariamente o amor por histórias, livros e pelo lúdico em resultados concretos dentro da escola. “Este prêmio é motivo de orgulho para toda a equipe. É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido pelo Proler, que valoriza o incentivo à leitura. Obtivemos uma pontuação muito boa, o que nos motiva a continuar fortalecendo a biblioteca como um espaço vivo, de troca e criação”, destacou a equipe.

O secretário municipal de Cultura, Omar Bermedo Taucare, ressaltou a importância da conquista e o destaque de Cubatão entre os premiados. “É uma honra participar de um projeto que há mais de 30 anos é desenvolvido pela Unisanta em parceria com o Ministério da Cultura. Entre os premiados, fomos a única Secretaria de Cultura; todas as demais iniciativas estão ligadas à área da Educação. Isso reforça o compromisso de nossa equipe e a autonomia dos servidores da Secult, que desenvolvem ações culturais de qualidade voltadas não apenas para as bibliotecas, mas para toda a comunidade cubatense”, afirmou.

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Sobre o Proler 

O Prêmio Proler Unisanta integra o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), iniciativa apoiada pelo Ministério da Educação, que busca formar mediadores e valorizar a literatura como ferramenta de transformação social. Na Baixada Santista, o Proler-BS Unisanta reúne instituições públicas, privadas e comunitárias que desenvolvem ações voltadas ao estímulo da leitura e da escrita.

O Troféu Proler reconhece anualmente projetos que contribuem para fortalecer o hábito da leitura e ampliar o acesso à cultura na região.

As categorias premiadas destacam iniciativas de escolas, bibliotecas, universidades e organizações sociais comprometidas em tornar o livro um instrumento de aprendizado, cidadania e inclusão.

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