Obras

Cubatão: Cruzeiro Quinhentista passa por restauração

Solenidade de conclusão da obra ocorre nesta quarta-feira (20), às 14 horas

Da Reportagem

Publicado em 20/04/2022 às 11:46

Atualizado em 20/04/2022 às 11:53

Compartilhe:

O Cruzeiro Quinhentista foi construído em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, em 1922 / Foto: Prefeitura de Cubatão

A Secretaria de Turismo de Cubatão promove a entrega do restauro do Cruzeiro Quinhentista, nesta quarta-feira (20), a partir das 14 horas. As obras fazem parte da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil e o centenário dos monumentos históricos do complexo turístico do Parque Caminhos do Mar, hoje administrado pela empresa Parquetur.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Cruzeiro Quinhentista foi construído em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, em 1922, a pedido do então governador de São Paulo Washington Luiz de Souza. A localização marca o encontro do Caminho do Mar e do Caminho do Padre José de Anchieta, rota que tropeiros e viajantes usavam para descer a Serra do Mar. Atualmente, as vias que o cercam são Av. Nove de Abril, Av. Bernardo Geisel Filho e Rodovia Caminho do Mar, no Jardim das Indústrias.

O monumento é composto por uma cruz esculpida em blocos de granito natural, com base revestida de azulejos pintados à mão com imagens de desbravadores, as datas de 1500 e 1922 e nomes de colonizadores jesuítas. Portanto, também é uma homenagem à chegada dos portugueses ao litoral.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Cidade do litoral de SP inicia festival gastronômico com delícias à preços baixos

É a 9ª edição do evento, que conta com 50 restaurantes e mais de 100 opções de pratos e lanches

Diário Mais

Fenômeno climático La Niña chega em agosto e também atingirá o litoral de SP

Evento climático é conhecido por resfriar as águas do oceano pacífico

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter