X

Cotidiano

Volume de reservatórios do Cantareira se mantém em 13,4%

De acordo com dados divulgados pela Sabesp, a marca é a pior já registrada desde o início da operação do sistema, em 1974. Há um ano, o índice estava em 61,9%

Publicado em 01/04/2014 às 12:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após uma semana consecutiva de quedas, o índice que mede o volume de água armazenado nos reservatórios do sistema Cantareira manteve-se estável nesta terça-feira em 13,4%, mesmo nível apresentado ontem. De acordo com dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a marca é a pior já registrada desde o início da operação do sistema, em 1974. Há um ano, o índice estava em 61,9%.

Em março, o volume acumulado de chuvas sobre a região do Cantareira (na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais) ficou 5% acima da média histórica para o mês. Para abril, o volume previsto de chuvas é de 89,3 milímetros (mm). Com o início do período seco, a Sabesp e o governo estadual buscam alternativas para garantir o abastecimento de água na Grande São Paulo até outubro, quando há a expectativa de um período chuvoso regular.

A partir de hoje, o desconto de 30% nas tarifas para os clientes que reduzirem o consumo de água em 20% passa a valer para todos os 31 municípios da Região Metropolitana que são atendidos pela Sabesp, incluindo a capital. Até então, apenas os bairros e as cidades metropolitanas abastecidos pelo Cantareira tinham direito ao bônus, adotado pela companhia em fevereiro.

Para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a ampliação do bônus tem como objetivo reduzir o consumo dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê, que já abastecem cerca de 2 milhões de imóveis que antes da crise hídrica recebiam água do Cantareira. A expectativa é ampliar a atual economia de 4 metros cúbicos de água por segundo para 6 m?/s. Nesta terça, os níveis dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga estão em 37,5% e 77,1%, respectivamente.

O volume de água armazenado nos reservatórios do sistema Cantareira manteve-se estável nesta terça-feira (Foto: Robson Fernandjes/Estadão Conteúdo)

Impacto financeiro

A diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, reconheceu que a ampliação do programa de desconto na conta de água para irá impactar nos resultados financeiros da empresa. "Estamos preocupados com os resultados financeiros da Sabesp, porque temos compromissos assumidos com nossos financiadores", disse ontem em anúncio feito com o governador do Estado. "Mas nossa preocupação central é assegurar o abastecimento de água para todos os nossos clientes da região metropolitana de São Paulo", completou.

Ontem, durante teleconferência com analistas e investidores, o diretor de Finanças e de Relações com Investidores da concessionária, Rui Affonso, afirmou que a Sabesp "tomará todas as medidas necessárias para garantir o equilíbrio econômico da companhia". Até agora, a concessionária já aprovou um corte de R$ 700 milhões no gastos previstos para 2014 e anunciou que irá reprogramar o plano de investimentos para o ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter