X

Cotidiano

Violência no Iraque deixa mais de 6.200 mortos neste ano

Nesta terça-feira, ataques realizados principalmente em áreas sunitas de Bagdá e nas regiões norte e oeste do país deixaram pelo menos 18 mortos

Publicado em 03/12/2013 às 14:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O aumento da violência no Iraque já deixou mais de 6.200 mortos no país neste ano, o que levou as autoridades a pedir ajudar internacional no combate aos radicais antes da realização de eleições gerais, em abril. Nesta terça-feira, ataques realizados principalmente em áreas sunitas de Bagdá e nas regiões norte e oeste do país deixaram pelo menos 18 mortos.

Autoridades responsabilizam a Al-Qaeda pelos ataques, já que grupo teria ficado encorajado com a guerra na vizinha Síria, mas o governo iraquiano é alvo de críticas por não fazer o suficiente para atender às preocupações da minoria sunita.

Disparos e explosões de bombas foram registrados a oeste de Bagdá, assim como nas cidades predominantemente sunitas de Abu Ghraib, Falluja, Baquba, Mosul e Tarmiyah.

No mais violento dos ataques, duas bombas explodiram perto de prédios municipais de Tarmiyah, cidade ao norte de Bagdá que tem registrado vários ataques nas últimas semanas. Quando pessoas que estavam nas proximidades se aproximaram do local, dois suicidas detonaram os explosivos que levavam junto ao corpo.

Disparos e explosões de bombas foram registrados a oeste de Bagdá, assim como nas cidades predominantemente sunitas de Abu Ghraib, Falluja, Baquba, Mosul e Tarmiyah (Foto: Divulgação)

No total, sete pessoas morreram e 15 ficaram feridas. Em outros pontos do país, 11 pessoas morreram e várias ficaram feridas, informaram fontes das áreas médica e de segurança.

Mais de 6.200 pessoas foram mortas neste ano, apesar da instalação de vários postos de verificação em Bagdá e da quase onipresente presença das forças de segurança. Os alvos dos ataques vão de cafés a campos de futebol e de soldados em postos de verificação a autoridades do governo em seus carros.

"As medidas tomadas pelo governo até agora não correspondem à importância das questões", disse Issam al-Faili, professor de história política da Universidade Mustansiriyah, em Bagdá. "A situação no Iraque está ficando séria...e o que o governo está fazendo não é nada radical, ele está adotando apenas medias menores." 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter