GOVERNO SAUDE

Via que dá acesso à escadaria do Monte Serrat é recapeada

A tradicional escadaria ganhou novos postes, reparos e iluminação com tecnologia LED

Comentar
Compartilhar
22 JAN 2020Por Da Reportagem20h01
Circulam os quase 1,4 mil moradores do Morro pela escadariaFoto: Divulgação/PMS

Na fase final de revitalização da Escadaria Monsenhor Moreira, com 90% dos serviços executados, está sendo recapeada a via que dá acesso à subida do Monte Serrat, em Santos. Trata-se da Praça Corrêa de Melo, até a esquina com a Rua Itororó, trecho por onde passa o Bonde Turístico.

A tradicional escadaria, por onde circulam os quase 1,4 mil moradores do Morro (Censo IBGE 2010), além de santistas e turistas que vão visitar o santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat no alto do morro, ganhou novos postes, reparos e iluminação com tecnologia LED. A obra tem a supervisão da pasta de Infraestrutura e Edificações.

Drenagem

Para melhorar a drenagem no local, foi construída uma escada hidráulica de 150 metros de extensão, em paralelo com a Escadaria Monsenhor Moreira, entre a base e o nicho 2. O mecanismo serve para receber todo o volume de água que atualmente desce por canaleta, na lateral da escadaria, aumentando a vazão e diminuindo a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, para evitar erosões.

A última etapa da obra será a instalação de uma grelha maior do que a existente na altura do nicho 2 da Escadaria Monsenhor Moreira, com tubulações mais largas na rede. A grelha absorverá maior volume de água pluvial que desce pela escadaria e a encaminhará para a escada hidráulica que fará o escoamento até a Rua Martim Afonso.