X

Cotidiano

Vereadores de Praia Grande ‘blindados’

Uma placa de vidro isola os parlamentares de quem está nas galerias

Publicado em 14/01/2014 às 10:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A casa do povo. É dessa forma como as câmaras (municipais ou a federal) costumam ser consideradas. Se a premissa é verdadeira, o que justifica isolar o povo dos detentores de mandato (os vereadores)? Essa é a rotina da Câmara de Praia Grande desde o fim do ano.

Uma placa de vidro foi colocada no plenário, isolando os 15 vereadores de quem está nas galerias acompanhando as sessões. Para “isolar” os parlamentares, o Legislativo gastou R$ 47 mil, em agosto do ano passado, mas o equipamento só foi instalado em outubro. O fornecedor foi a Vidraçaria 2 A.

A instalação do painel de vidro pegou de surpresa até alguns vereadores. Nem todos tinham sido avisados. A Câmara praia-grandense chegou a registrar algumas sessões em que os munícipes fizeram cobranças mais efetivas a alguns parlamentares. Houve até quem ofendesse um ou outro vereador.

A placa de vidro transparente inibe o arremeço de objetos no plenário. A título de comparação, em dezembro do ano passado, os vereadores santistas tiveram de enfrentar chuva de cuspe, milho e moeda, durante a votação de um projeto do Executivo para permitir a realização de convênios com as Organizações Sociais (OSs).

 A placa de vidro transparente inibe o arremeço de objetos no plenário (Foto: Luiz Torres/DL)

O Plenário Oswaldo De Rosis, onde as sessões são realizadas, não conta com qualquer equipamento separando vereadores e os munícipes.

Em outra câmara da Baixada Santista, a de Guarujá, a reforma feita em 2012 resultou, entre outras mudanças, a instalação de uma placa de vidro.

O Diário do Litoral tentou falar ontem com o presidente da Câmara de Praia Grande, Serginho Sim (PSB), mas não obteve retorno das ligações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter