X

Cotidiano

Crianças da Baixada Santista podem ser "guias" das famílias nas férias

Inspirados no programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação, estudantes podem repetir passeios feitos no ano letivo com os familiares

Publicado em 13/01/2014 às 12:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levou 1,1 milhão de alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a atividades culturais, como museus, teatros e galerias ao longo de 2013. Nas regiões da Baixada Santista e Registro, foram 51,6 mil visitas culturais. Agora, período de férias escolares, os estudantes podem indicar aos amigos e familiares os lugares visitados com os professores e levar o repertório cultural adquirido na escola para toda a família.

O projeto é chamado Cultura é Currículo e é realizado com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria. Para levar gratuitamente as crianças, jovens e adultos a pinacotecas, exposições de arte e espetáculos de dança, foram firmadas parceria com 165 instituições culturais de todo o Estado, sendo 11 delas na região de Registro e na Baixada Santista.

Os espaços ofereceram entrada gratuita aos alunos da rede estadual e durante o período de férias escolares estarão abertos e darão descontos aos estudantes (veja lista com algumas sugestões abaixo).

“Ao promover acesso a esta diversidade de bens culturais, oferecemos aos alunos não apenas uma nova forma de aprender conteúdos importantes, mas, sobretudo, propiciamos uma experiência transformadora, que amplia as referências e o olhar sobre o mundo”, afirma Claudia Rosenberg Arantangy, diretora de Projetos 

A Pinacoteca Benedicto Calixto é um dos pontos que pode ser visitado (Foto: Tadeu Nascimento/Reprodução/Instagram PMS)

Especiais da FDE.

Em 2014, o calendário escolar da rede estadual será especial em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos.

Para que a experiência seja positiva e amplie o repertório cultural do grupo, é preciso estar atento a algumas dicas:

. confira o endereço e horário de funcionamento das instituições a serem visitadas;

. veja se a programação condiz com a idade e interesse das crianças e jovens;

. não esqueça de levar os documentos de identificação e a carteira de estudante.

Eco Pólis

Museu da Imigração Japonesa de Registro

Museu de Ciências Naturais e Centro Cultural Joais da Natureza

Museu do Café de Santos

Museu Municipal Pedro Laragnoit

Parque Estadual Campina do Encantado

Parque Estadual Caverna do Diabo

Parque Estadual do Rio do Turvo

Pinacoteca Benedicto Calixto

SESC Bertioga

SESC Santos

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter