X

Cotidiano

Vereadores de Praia Grande ‘blindados’

Uma placa de vidro isola os parlamentares de quem está nas galerias

Publicado em 14/01/2014 às 10:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A casa do povo. É dessa forma como as câmaras (municipais ou a federal) costumam ser consideradas. Se a premissa é verdadeira, o que justifica isolar o povo dos detentores de mandato (os vereadores)? Essa é a rotina da Câmara de Praia Grande desde o fim do ano.

Uma placa de vidro foi colocada no plenário, isolando os 15 vereadores de quem está nas galerias acompanhando as sessões. Para “isolar” os parlamentares, o Legislativo gastou R$ 47 mil, em agosto do ano passado, mas o equipamento só foi instalado em outubro. O fornecedor foi a Vidraçaria 2 A.

A instalação do painel de vidro pegou de surpresa até alguns vereadores. Nem todos tinham sido avisados. A Câmara praia-grandense chegou a registrar algumas sessões em que os munícipes fizeram cobranças mais efetivas a alguns parlamentares. Houve até quem ofendesse um ou outro vereador.

A placa de vidro transparente inibe o arremeço de objetos no plenário. A título de comparação, em dezembro do ano passado, os vereadores santistas tiveram de enfrentar chuva de cuspe, milho e moeda, durante a votação de um projeto do Executivo para permitir a realização de convênios com as Organizações Sociais (OSs).

 A placa de vidro transparente inibe o arremeço de objetos no plenário (Foto: Luiz Torres/DL)

O Plenário Oswaldo De Rosis, onde as sessões são realizadas, não conta com qualquer equipamento separando vereadores e os munícipes.

Em outra câmara da Baixada Santista, a de Guarujá, a reforma feita em 2012 resultou, entre outras mudanças, a instalação de uma placa de vidro.

O Diário do Litoral tentou falar ontem com o presidente da Câmara de Praia Grande, Serginho Sim (PSB), mas não obteve retorno das ligações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter