Cotidiano
Carioca, parlamentar do Legislativo cubatense, não está satisfeito com a mudança de planos do Governo do Estado na cidade
Vereador se revolta com anúncio de Centro de Especialidades e se fantasia durante a sessão / Reprodução/YouTube
Continua depois da publicidade
Na última sessão ordinária de Cubatão, terça-feira (4), o vereador Washington Luiz Lessa Souza, conhecido como Carioca, mostrou a sua indignação de uma forma inusitada.
O parlamentar usou um cabeça de pelúcia para pontuar descontentamento com tratativas sobre o AME em Cubatão, que agora será um Centro de Especialidades.
Continua depois da publicidade
“Eu vou mandar um recado para o governador. Eu pensei em usar meu espaço para agradecê-lo. No entanto, me encontro um pouco satisfeito, mas não estou convencido sobre o AME”, comenta o vereador, após reclamar que as empresas de serviço não respeitam a Casa de Leis.
E continuou: “Em outros lugares é X investimento, aqui o investimento é menor. Não venha abrir um AME com uma condição inferior às demais cidades. Existia um acordo de se ter um AME na cidade e não um centro meia boca”, completa.
Continua depois da publicidade
Logo após, ele enfatiza “se for meia boca, nós somos mesmo uns Patetas”, colocando a cabeça do personagem Pluto na cabeça.
Este acessório fez parte da sessão da Câmara graças a uma homenagem feita pelo vereador José Elan dos Santos Gomes, conhecido como Batoré, aos servidores do Centro de Zoonoses.
Carioca reclama que a promessa de um AME na cidade virou, na verdade, a inauguração de um novo Centro de Especialidades de Cubatão. O medo é que este novo equipamento não atenda a demanda municipal e regional assim como acontece em outras cidades.
Continua depois da publicidade
O Centro de Especialidades será inaugurado dentro de 90 dias. O anúncio foi confirmado nesta terça-feira (4) durante reunião em São Paulo com a deputada estadual Solange Freitas, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e o secretário municipal de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira.
Segundo os participantes, a unidade terá papel estratégico na rede de saúde da Baixada Santista. Estado e Prefeitura irão definir juntos a lista de serviços ambulatoriais que serão ofertados, de acordo com as maiores demandas da região. O objetivo é ampliar o acesso e reduzir a fila de pacientes em especialidades médicas.
No fim do mês passado, o governador Tarcísio de Freitas esteve na cidade e anunciou que o Centro de Especialidades Médicas (AME) deveria começar a funcionar no início de 2026, após a compra e instalação dos equipamentos necessários.
Continua depois da publicidade
“Vai funcionar no prédio que já está pronto. Agora vamos firmar o acordo para compra do material que falta, com investimento de cerca de R$ 7 milhões. Depois disso, definiremos o plano assistencial — ou seja, quantos procedimentos serão feitos e a remuneração pela tabela SUS. A expectativa é que ele comece a operar no início do ano que vem, após o equipamento completo e o plano de assistência definido”, afirmou Tarcísio na ocasião.