Cotidiano

Vereador cobra prefeito por instalação da estátua de Iemanjá

Manoel Constantino (PSDB) quer imediata instalação da estátua na Ponta da Praia

Carlos Ratton

Publicado em 25/07/2020 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pedestal vazio e imagem de Iemanjá escondida no Teatro / Nair Bueno/DL e Reprodução

Continua depois da publicidade

Como autor da lei que instituiu na cidade a celebração do Dia de Iemanjá (02 de fevereiro) e ciente do imbróglio com relação a não instalação da imagem da Rainha do Mar até hoje, na Praça Vereador Luiz La Scala (do Aquário), o vereador Manoel Constantino (PSDB) está exigindo, por requerimento, do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a colocação imediata da estátua no pedestal da Ponta da Praia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um parecer da Procuradoria do Legislativo é claro: o prefeito não necessita da autorização prévia para a prática de atos de administração, cuja iniciativa já é de sua competência privativa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Levante vai cobrar Estátua de Iemanjá em Santos

• Estátua de Iemanjá 'mofa' no Municipal

"Temos que acabar com a intolerância e partir para a igualdade de direitos entre as religiões. Não pode haver preconceito. A Festa de Iemanjá acontece todos os anos e é importante para o turismo religioso em todo o Brasil. Por que para Santos não?", afirma Constantino.

Levante

Continua depois da publicidade

Hoje, o Levante Tereza de Benguela: Baixada Santista contra o Racismo e a Intolerância Religiosa fará uma manifestação, das 11 às 13 horas, na Praça.

A Estátua de Iemanjá está escondida no Teatro Municipal por conta da intolerância de católicos e evangélicos radicais e a falta de iniciativa da Prefeitura, que insiste em jogar a responsabilidade da não instalação à Câmara.

O ato é organizado por diversas mulheres pretas, sindicatos, partidos políticos de esquerda e movimentos sociais da região.

Continua depois da publicidade

"O local foi escolhido por ser um lugar onde o povo preto não é bem-vindo e porque, no lugar, não foi permitida a instalação da estátua de Iemanjá preta encomendada ao escultor Luís Garcia Jorge. O dia da inauguração da estátua seria o dia dois de fevereiro, dia da tradicional procissão de Iemanjá", explica a jornalista Cidinha Santos, da organização do Levante.

Tereza de Benguela foi líder quilombola, símbolo da resistência das mulheres negras. No sábado, Todos os cuidados serão observados como o uso de máscara, álcool em gel, detergente e água, luvas, além de evitar a participação das pessoas dos grupos de risco.

Empoderamento

Continua depois da publicidade

Santos é umas das únicas cidades que ainda não tem a imagem de Iemanjá. Ela seria também para representar o movimento negro, o empoderamento feminino, a religião de origem africana.

O projeto da instalação da estátua é do babalorixá Pai Marcelo de Logunedé. Ele conseguiu a petição das pessoas para colocarem a estátua, fruto de investimento privado e não público.

Ela foge do padrão das demais vistas em todo o Brasil: totalmente afro, respeitando os dogmas da religião e a mitologia africana. Uma Iemanjá negra, de cabelos black, corpo e rabo de sereia.

Continua depois da publicidade

Prefeitura

O Governo Paulo Alexandre Barbosa, mesmo sabendo do parecer da Câmara desde 19 de fevereiro, insiste que, de acordo com o artigo 246 da Lei Orgânica do Município, os jardins da praia e a plataforma do Emissário Submarino são considerados patrimônio inalienável da coletividade, cujas modificações que visem a alterar suas características, composição estética e utilização só poderão ser efetuadas após autorização da Câmara.

A Administração aguarda o aval do Legislativo, que está apreciando o Projeto de Lei nº 6/2020 (Processo nº 217/2020), cuja propositura visa autorizar a instalar a referida estátua. "Na de quinta-feira (23), o vereador Augusto Duarte (PSDB), membro da comissão de serviços públicos, solicitou, em plenário, que o processo retorne à Procuradoria da Câmara para reanálise", finaliza a Prefeitura.

Continua depois da publicidade

Dezenas

Há mais de 20 imagens de santos católicos, referências evangélicas e histórias, além de esportivas e de segmentos da sociedade espalhadas em Santos. Elas nunca sofreram trâmite tão moroso para instalação na Cidade. Não existe nenhuma imagem de religião de matriz africana no Município.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software