X

Cotidiano

Venezuela prende um general aposentado e mais 13 pessoas por tentativa de golpe

O presidente do Congresso, Diosdado Cabello, afirmou que entre os envolvidos estão 11 soldados e um general aposentado, que foram presos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/02/2015 às 17:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo da Venezuela comemorou o fracasso de um golpe que planejava explodir o palácio presidencial. Em comunicado, o presidente do país, Nicolás Maduro, informou que foram presos um general aposentado das forças aéreas e mais 13 pessoas envolvidas no complô para derrubar o governo socialista de 15 anos.

"Nós detivemos um golpe contra a democracia e a estabilidade de nossa pátria", declarou, na data que marca um ano dos protestos que dividiram a nação no ano passado.

O presidente do Congresso, Diosdado Cabello, afirmou que entre os envolvidos estão 11 soldados e um general aposentado, que foram presos. Além disso, declarou que dois políticos da oposição e um empresário foram responsáveis por planejar o golpe. Segundo o governo, os conspiradores pretendiam explodir o Ministério da Defesa e a sede da Telesur, canal de televisão estatal.

O líder oposicionista Jesus Torrealba rejeitou as acusações nesta sexta-feira. "O país está quebrando. O governo inventa essas histórias de golpe para não ter de falar sobre isso", disse à jornalistas.

O governo da Venezuela alega tentativas de golpe com frequência, entretanto não divulga provas nem dá seguimento às investigações. De 1999 a 2013, do primeiro mandato de Hugo Chávez até a sua morte, 63 complôs foram denunciados pelo governo. Desde que tomou posse, Nicolás Maduro divulgou mais de uma dúzia de tentativas de golpe, de acordo com o jornal Ultimas Noticias, de Caracas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Inscrições estão abertas para Vestibulinho da Etec Bertioga

Interessados devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando

Variedades

Lendário dublador José Santa Cruz, morre aos 95 anos

Ele era conhecido pelas vozes de personagens como J. Jonah Jameson, Magneto, Dino da Silva Sauro e Rúbeo Hagrid

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter