X

Cotidiano

Velocidade da banda larga no Brasil ficou 31% mais rápida

Média da velocidade de conexão à internet em banda larga fixa chegou a 8,9 Mbps em setembro deste ano

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/11/2013 às 21:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A velocidade da conexão à internet em banda larga no Brasil cresceu 31% de setembro do ano passado a setembro deste ano. Hoje, a velocidade média da banda larga fixa no País é de 8,9 Mbps, segundo dados da consultoria NetIndex. Se considerarmos os últimos três anos, a velocidade mais que dobrou, subindo de 4,4 Mbps para 8,9 Mbps. E desde 2009, a conexão em banda larga ficou três vezes mais rápida.

Essa evolução é resultado da melhoria nos três eixos que têm forte influência na velocidade da rede como um todo:  Em primeiro lugar, ficou mais barato o acesso à banda larga em altas velocidades – as operadoras oferecem cada vez mais banda pelo mesmo valor a seus clientes;  em segundo, cresceram os investimentos em infraestrutura feitos pelas prestadoras de telecomunicações, que no primeiro semestre deste ano somaram R$ 11,2 bilhões; e finalmente, os dispositivos dos usuários (microcomputadores, tablets, smartphones) estão mais velozes, com sistemas operacionais com melhor desempenho.

A velocidade da conexão à internet em banda larga no Brasil cresceu 31% (Foto: Divulgação)

A expansão da banda larga no Brasil permitiu que o País alcançasse em setembro deste ano 117,8 milhões de acessos em banda larga. Desse total, 21,5 milhões são pela banda larga fixa e 96,3  milhões pela banda larga móvel. A conexão móvel em 3G chega a 3.463 municípios e a nova tecnologia de quarta geração (4G), que permite a conexão em velocidades dez vezes mais rápidas que a de 3G, já está em 66 cidades, com 553 mil acessos.

A velocidade da banda larga fixa também tem sido comprovada pela Anatel nas medições mensais divulgadas pelo órgão regulador. De acordo com os dados de setembro, as prestadoras estão entregando ao cliente uma velocidade média da banda larga fixa que varia entre 80% e 103% do que foi contratado, acima inclusive da nova meta de 70%, definida pela agência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter