X

EM BUSCA DE RECOLOCAÇÃO

Veja cinco sites para criar um currículo profissional de forma gratuita

Algumas plataformas ajudam quem está em busca de emprego e precisa criar um currículo de destaque; saiba como usá-las

Joe Silva

Publicado em 11/08/2022 às 15:23

Atualizado em 20/08/2023 às 19:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nossa Redação selecionou cinco sites para criação de currículo sem pagar nada / Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil possuía, em junho deste ano, 10,1 milhões de desempregados. Aqueles que dia-a-dia saem em busca de uma nova colocação formam um grupo que enfrenta diversas dificuldades, entre elas, a falta de familiaridade com computador para criar um currículo. Mas alguns sites podem ajudar a criar um currículo sem cobrar nada por isso. Conheça abaixo algumas dessas plataformas.

Canva

Este site é uma ferramenta que ajuda pessoas sem grande conhecimento de design a criar diversos tipos de materiais de comunicação, incluindo currículos profissionais. Para isso, ao entrar no site, o usuário deve usar a barra de busca, na parte superior, para encontrar os modelos de currículo disponíveis. Depois é só escolher aquele que mais agrada e começar a digitar seus dados pessoais.

Modelos de currículo disponíveis no Canva. Imagem: Reprodução

 

Depois de criar o currículo no site é preciso clicar no botão "Compartilhar" para salvar o documento no computador depois poder imprimi-lo. O documento é gerado com um nome aleatório, por isso é recomendável alterar o nome antes de enviá-lo ao recrutador.

 

Infojobs

O Infojobs é um site de busca de empregos gratuito, mas que também pode ser usado como uma ferramenta para criação de currículos sem custo. Para isso, basta fazer um cadastro no site, entrando com seus dados profissionais. Ao final do cadastro o usuário deve acessar o menu lateral, clicar na opção "Meu currículo", depois em "Currículo completo" e, por fim, clicar na opção "Imprimir".

O site de busca de empregos Infojobs pode ser usado para criação de currículo de forma gratuita. Imagem: Reprodução

 

Toda carreira

Um site dedicado à criação de currículos de forma gratuita. Esta é a proposta do Toda Carreira. O processo de criação do documento é intuitivo, pois logo na primeira página o usuário já pode inserir seus dados profissionais. Após preencher as informações solicitadas, o sistema oferece a opção de visualizar e salvar o currículo criado.

O Toda Carreira é outra ferramenta de criação de currículos gratuita. Imagem: Reprodução

 

Linkedin

O Linkedin é uma rede social totalmente voltada para fins profissionais. Ao se cadastrar na plataforma, o usuário cria um perfil com foto que pode ser usado para se relacionar com amigos, colegas de trabalho e possíveis recrutadores. Mas este cadastro, na verdade, já pode ser usado como um currículo.

O registro inicial no site é intuitivo e dinâmico. O novo usuário é convidado a responder algumas perguntas sobre seu histórico profissional e educação e, ao final, o currículo estará pronto para impressão. Para isso, basta que o usuário clique sobre sua própria foto para acessar o perfil criado. Depois, é preciso procurar pelo botão "Mais", que irá liberar a opção "Salvar como PDF". Esta última função irá gerar um currículo em formato PDF prontinho para ser enviado para recrutadores e empresas.

Linkedin é uma rede social profissional que também pode ser usada como ferramenta de criação de currículo. Imagem: Reprodução

 

Indeed

O site americano Indeed é uma das maiores plataformas de busca de emprego gratuitas do mundo. É possível criar um currículo neste site em poucos passos, sendo o primeiro deles o cadastro de um email válido. Após a confirmação do endereço de email, o candidato pode completar seu cadastro informando seus dados profissionais. Depois de tudo preenchido, o usuário deve acessar seu perfil, clicar no botão de "Editar", depois na opção "Público" e por último em "Baixar meu currículo Indeed".

Além de ser uma opção para criação de currículo, o Indeed também é um site gratuito de busca de empregos. Imagem: Reprodução

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter