X

Cotidiano

Valor da obra da Ponte dos Barreiros será divulgado em novembro

O secretário Alexandre Baldy informou que aguarda diagnóstico técnico dos 26 pilares submersos da estrutura

Da Reportagem

Publicado em 11/09/2019 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma nova perícia contratada garantiu segurança de trânsito de veículos de pequeno porte por mais seis meses (180 dias) / Divulgação/PMSV

Os custos da obra de recuperação da Ponte dos Barreiros devem ser conhecidos até o mês de novembro deste ano. O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, informou à deputada federal Rosana Valle (PSB/SP), que aguarda diagnóstico técnico dos 26 pilares submersos que compõe a estrutura da ponte.

A informação foi obtida durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (9), na Capital. Baldy afirmou que está empenhado em resolver o problema e que apenas após o resultado do laudo definitivo o Estado poderá se pronunciar.

Rosana cobrou uma solução para a ligação seca entre a área continental e a insular de São Vicente, que é utilizada por mais de 130 mil pessoas. Uma análise do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), feita em janeiro deste ano, apontou a necessidade de reforço estrutural. Como a reforma não ocorreu, o Ministério Público solicitou a interdição por segurança.

"Ainda não sabemos quais são as condições reais e como poderemos proceder. Estamos em fase de estudo, com prazo de término em novembro", esclarece o secretário.

A parlamentar cobra o compromisso do Governo do Estado com a recuperação da ponte. "Vamos aguardar o diagnóstico de engenharia para saber exatamente qual é o valor que será empenhado e se poderá entrar na votação do Orçamento do Estado para 2020", explica a parlamentar.

Anteriormente, a deputada já havia se reunido com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi. Na oportunidade, Vinholi garantiu que o Governo do Estado não irá fugir da responsabilidade de apoiar as obras de recuperação.

180 dias

A Ponte dos Barreiros interliga área insular à área continental em São Vicente. Uma nova perícia contratada pela Prefeitura de São Vicente garantiu segurança de trânsito de veículos de pequeno porte por mais seis meses (180 dias).

O documento assinado por um perito contratado pela municipalidade afirma que é possível manter o trânsito de carros e caminhões até dois eixos pelo próximo semestre desde que os veículos mantenham velocidade máxima de 40 km/h. Ele recomenda a instalação de lombadas eletrônicas nas margens e no centro dela.

Ainda de acordo com o laudo, como não foi feito uma inspeção subaquática, não é possível definir as reais condições dos pilares da estrutura que ficam abaixo da linha d'água. Por isso, há necessidade de intervenções estruturais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter