X

Cotidiano

Vale do Paraíba: 3 mil presos saem para feriado, inclusive Suzane Richthofen e Ana Jatobá

Detentos foram beneficiados nesta terça com 'saída temporária' e devem voltar no dia 20

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 14/06/2022 às 16:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Suzane von Richthofen deixa a prisão para 'saidinha' temporária de Natal e Ano Novo / TV Vanguarda/Reprodução

O feriado de Corpus Christi deve contar com a presença de cerca de 3 mil presos nas ruas de São Paulo. Eles foram beneficiados com possibilidade de realizar a chamada saída temporária e poderão ficar em liberdade até o próximo dia 20, quando têm o dever de voltar às unidades prisionais de origem, na região do Vale do Paraíba.

Este é o caso de Suzane Von Richthofen, condenada em 2006 por ser a mandante da morte dos pais, que foram executados a pauladas pelos irmãos cravinhos. Neste grupo também está Ana Carolina Jatobá, condenada a mais de 26 anos de prisão por participação na morte da enteada Isabella Nardoni, uma criança de 5 anos.

Os presos começaram a sair das unidades por volta das 8h desta terça-feira (14) e somente aqueles que cumprem pena em regime semiaberto foram beneficiados. Suzane Richthofen e Ana Jatobá cumprem pena na P1 Feminina de Tremembé. 

O objetivo do benefício de saída temporária, segundo a Justiça, é favorecer a ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional. O texto conta com informações do "g1".

De acordo com a lei, os detentos que cumprem pena em regime semiaberto têm direito de realizar até cinco saídas temporárias como esta ao ano. O calendário dessas liberações é decidido pelo judiciário.

Conhecidas como "saidinhas", as saídas temporárias tinham chegaram a ser interrompidas por causa da pandemia do novo coronavírus em 2020. Mas ainda no final do mesmo ano, voltaram a ser permitidas. 

À época, a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo informou que cumpre a determinação e que envia às unidades regionais do  Departamento Estadual de Execução Criminal uma lista com informações sobre os presos que podem ser beneficiados.

“Caberá ao Judiciário a análise individual de cada caso. Em função da crise de saúde pública, os custodiados estão recebendo orientações sobre as medidas de enfrentamento da pandemia, especialmente quanto aos cuidados na higienização e no distanciamento. No retorno, serão submetidos a um período de isolamento, visando ao monitoramento das condições de saúde”, informou a pasta. 

Os presos que não retornaram até às 18h do dia 21 serão considerados foragidos e, se recapturados, vão perder o direito as próximas saídas temporárias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter