Unidade foi Inaugurada em 2005 e hoje está em seu segundo endereço / Raimundo Rosa/Divulgação PMS
Continua depois da publicidade
A Unidade Municipal de Educação (UME) Padre Francisco Leite, no bairro Marapé, comemorou nesta quinta-feira (17) duas décadas de atividades. A festa reuniu alunos, professores, funcionários e gestores, com direito a faixa no portão, memorial no hall de entrada, bolo, bexigas e os tradicionais parabéns.
Inaugurada em 2005, a escola funcionou inicialmente na Rua Alberto Veiga, 21, até 2017. No ano seguinte, ganhou sede própria na Avenida Moura Ribeiro, 170, onde atende hoje cerca de 130 crianças de 0 a 3 anos.
Continua depois da publicidade
A professora Elisabete de Souza, 56 anos, está na unidade desde a fundação e não conteve a emoção ao recordar sua trajetória.
“É muito emocionante comemorar esses 20 anos, porque esta escola está no meu coração e faz parte de um pedaço muito grande da minha história de vida. A maior parte do meu aprendizado como profissional foi aqui”, disse, em lágrimas. Prestes a se aposentar, ela revelou que sua filha também passou pelo berçário e maternal da UME.
Continua depois da publicidade
A diretora Andréa Brovini também destacou sua ligação afetiva com a escola e com o patrono.
“Para mim é uma honra ser diretora da unidade que leva o nome do Padre Chico. Convivi com ele por muitos anos, meus filhos foram batizados por ele. É muito significativo estar aqui”, afirmou. Ela ressaltou ainda a importância da celebração: “Comemorar movimenta toda a comunidade escolar. Foi uma alegria ver a participação de todos”.
Nascido em 25 de abril de 1932, em Miracatu, o padre Francisco Leite ingressou no Seminário Diocesano de Santos e concluiu seus estudos teológicos em Roma, sendo ordenado sacerdote em 1958, na Basílica de São João de Latrão. Em 1968, assumiu como pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Santos, onde marcou gerações de fiéis. Faleceu em 2021, aos 89 anos.
Continua depois da publicidade