X

Cotidiano

Uma mulher é alvo de abuso online a cada 30 segundos, aponta Anistia

Uma das conclusões foi que 1,1 milhão de tuítes mencionando uma das 778 mulheres continua conteúdo considerado 'problemático' ou 'abusivo', uma proporção de 7,1% dos tuítes enviados

Folhapress

Publicado em 19/12/2018 às 14:07

Atualizado em 19/12/2018 às 14:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

A cada 30 segundos, uma mulher é alvo de violência ou de abuso on-line no Twitter, apontou a Anistia Internacional em estudo divulgado nesta quarta-feira (19).

O estudo foi resultado de uma colaboração entre a entidade de direitos humanos e a companhia de software de inteligência artificial Element AI como parte do projeto Troll Patrol. Juntos, eles analisaram milhares de tuítes recebidos por 778 jornalistas e políticas nos EUA e no Reino Unido, representando várias opiniões políticas e ideológicas, no ano de 2017.

Uma das conclusões foi que 1,1 milhão de tuítes mencionando uma das 778 mulheres continua conteúdo considerado "problemático" ou "abusivo", uma proporção de 7,1% dos tuítes enviados.

De modo geral, mulheres mestiças (negras, latinas, asiáticas e outras) tinham 34% mais chance de serem mencionados em tais tuítes do que mulheres brancas.

Mulheres negras foram atacadas de maneira desproporcional, tendo 84% mais chance de serem alvo de ataques do que mulheres brancas.

O estudo considerou mensagens "problemáticas" como aquelas com conteúdo hostil ou nocivo e que podem reforçar estereótipos negativos ou prejudiciais contra determinado grupo de pessoas. Um exemplo citado é a mensagem "Seja uma boa menina, vá lavar a louça".

Já as mensagens "abusivas" violam as próprias regras de conduta do Twitter e incluem conteúdo que promove violência ou ameaças contra pessoas com base em sua raça, etnia, origem, orientação sexual, gênero, religião, idade e outros. Entre os exemplos estão desejos de morte ou de violência física, referências a eventos violentos, comportamentos que inspiram medo e outros.

A Anistia afirma que pediu repetidamente ao Twitter que divulgue dados abrangentes sobre a escala e a natureza dos abusos na plataforma, bem como sua resposta a eles, mas considera a atuação da empresa insuficiente.

Em março, a entidade divulgou o relatório Twitter Tóxico: violência e abuso contra mulheres on-line, que propunha passos a serem adotados pela plataforma. 

"O relatório concluiu que, como empresa, o Twitter não está cumprindo sua responsabilidade de respeitar os direitos das mulheres on-line ao não investigar de modo adequado e responder a relatos de violência e de abuso de maneira transparente, o que leva a muitas mulheres a se silenciarem ou censurarem na plataforma", afirmou a entidade. 

Na semana passada, o Twitter divulgou um Relatório de Transparência que incluiu uma seção sobre a aplicação de regras, uma das recomendações feitas pela Anistia.

"Estamos desapontados, no entanto, que a informação fornecida no relatório de transparência não vai longe o suficiente. Por exemplo, os dados incluídos não são desagregados por categoria de abuso reportado, mas simplesmente agregados em duas categorias, de 'abuso' e 'conduta odiosa'.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Pronto para ação! Competição de Jiu-jítsu promete reunir 250 atletas em Guarujá

Torneio é organizado pela Associação Meu Primeiro Kimono junto ao CT Ednaldo Keno, com apoio da Prefeitura de Guarujá

Variedades

Com participação internacional, banda Mensana estreia single

Single chega nas principais plataformas digitais nesta sexta-feira (26) e é uma colaboração com a banda californiana, The Simpkin Project

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter