X

Cotidiano

Ucrânia ordena retirada oficial de tropas da Crimeia

A decisão foi tomada após o exército russo invadir a base da infantaria da marinha ucraniana, na localidade de Feodosia

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/03/2014 às 12:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchinov, ordenou nesta segunda-feira que as tropas e seus familiares que ainda permanecem na Crimeia se retirem do território. A decisão foi tomada após o exército russo invadir a base da infantaria da marinha ucraniana, na localidade de Feodosia.

"O Conselho Nacional de Segurança e Defesa ordenou ao Ministério da Defesa a retirada das unidades militares estacionadas na República Autônoma da Crimeia", comunicou Turchinov aos parlamentares da Ucrânia.

A decisão do governo ucraniano sinaliza uma mudança de posição, que até agora autorizava seus militares a defenderem suas bases contra ataques dos crimenianos e das forças russas.

O governo da Ucrânia ordenou a retirada oficial de tropas da Crimeia (Foto: Associated Press)

O ataque à base da Marinha ucraniana deixou soldados feridos e alguns prisioneiros. Diversos oficiais se recusaram a deixar o local e entraram em confronto com os russos. O território militar era uma das poucas instalações que ainda mantinham a bandeira da Ucrânia na Crimeia.

As tropas russas e soldados das chamadas autodefesas da Crimeia tomaram desde sábado o controle de quase todas as unidades, navios de guerra e bases militares que até então resistiam a mudar de lado ou abandonar seus destacamentos. No sábado, caíram o aeroporto militar de Belbek, nos arredores de Sebastopol, uma unidade da armada em Novofiodorovsk e vários navios de guerra.

Nesta segunda, o ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, visitou a região da Crimeia para vistoriar as tropas e as novas instalações militares de Kiev. Shoigu foi a primeira autoridade do governo a se reunir com os ex-soldados ucranianos e nomeou o contra-almirante Denis Berezovsky, que servia à Ucrânia, mas desertou e decidiu ficar ao lado das forças pró-russas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter