Cotidiano

Túnel submerso ligará Santos a Guarujá em 2 minutos; saiba detalhes

Inauguração do novo modal do Litoral de SP está prevista para 2028; obra tem custo estimado de R$ 6 bilhões

Luana Fernandes

Publicado em 04/11/2024 às 15:11

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O túnel Santos-Guarujá vai alavancar a economia da região / Divulgação/Governo do Estado

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Uma das obras mais esperadas do Litoral de São Paulo está prestes a sair do papel. O leilão para a construção do Túnel Santos-Guarujá, o primeiro túnel submerso da América Latina, está previsto para acontecer no segundo semestre de 2025.

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Os trâmites burocráticos para o início das obras seguem. Nesta semana, o Governo do Estado já deu seguimento ao encaminhamento da parceria público-privada (PPP) responsável pelo projeto que ligará as margens do Porto santista em poucos minutos. 

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Após muitos anos de debates para a construção do novo modal no Litoral de São Paulo, o projeto do túnel se tornou um acordo entre o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O custo estimado da obra é de R$ 6 bilhões. Ao todo, 86% do investimento será dividido entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o governo de SP. O restante do valor será custeado pela iniciativa privada.

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Saiba como será o Túnel Santos-Guarujá

  • O túnel submerso terá 860 metros de extensão e estará a 21 metros de profundidade. Serão 6 pistas, 3 para cada sentido. Em uma das pista pode passar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
  • A ligação entre as cidades será feita pelo cais de Outeirinhos, no Macuco, em Santos, e o Linhão da Codesp, Vicente de Carvalho, em Guarujá. Considerando todos os acessos, serão 3 quilômetros de extensão.
  • Segundo uma projeção da Autoridade Portuária de Santos (APS), o tempo de travessia deve cair para dois minutos. Hoje, pelas balsas, o tempo é de 18 minutos, mais o tempo de espera de 15 minutos para embarcar (em dias mais calmos). Pela estrada - a ligação entre as cidades é 43 km de extensão, feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055) -, a viagem dura 60 minutos.
  • Mais de 21 mil veículos, 7.700 mil ciclistas e 7.600 pedestres cruzam diariamente as duas margens em barcos e balsas, segundo o governo de SP. O objetivo principal da obra é melhorar o fluxo de carros, pedestres e cargas entre as duas cidades do litoral.

Quais as novidades sobre o projeto?

O projeto de lei que autoriza a contratação de PPP foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no último dia 9 de outubro e sancionado pelo Governo de SP na última semana. A medida trata da construção, operação e manutenção do Túnel Santos-Guarujá.

O principal entrave para a construção do túnel é o impacto que a obra deve gerar aos moradores do entorno. Para reduzir o problema, foi apresentada a criação de uma “superquadra”, dentro de um novo traçado. A proposta foi apresentada na última segunda-feira (28) de um espaço equivalente a quatro campos de futebol na região do Macuco, em Santos. A Autoridade Portuária de Santos prevê a realocação de 700 famílias.

No Guarujá, a saída do túnel será desviada de uma área em processo de reurbanização. Com isso, ganhará uma extensão de 1,5 km até a rodovia Cônego Domênico Rangoni para a circulação de carros, motos, caminhões e ônibus. A estrutura também contará com uma ciclofaixa e espaço para pedestres.

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Quais os benefícios do Túnel Submerso para o Litoral de SP?

  • A construção do novo modal na Região deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos.
  • O novo túnel permitirá a integração com o futuro Aeroporto Regional do Guarujá. De acordo com a Autoridade Portuária de Santos, a obra não interfere no planejamento de aprofundamento do Canal do Porto de Santos.
  • Inauguração do túnel é planejada para 2028, já a licitação e o início das obras estão previstos entre 2024 e 2025.

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