Cotidiano

Túnel Santos-Guarujá usará tecnologia do maior túnel imerso do mundo

O projeto promete mais agilidade na construção e menor impacto ambiental em comparação aos túneis escavados

Ana Clara Durazzo

Publicado em 29/07/2025 às 14:45

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A iniciativa brasileira integra uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, e contará com um investimento estimado em R$ 6 bilhões / Divulgação

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O litoral paulista será palco de uma obra inédita no Brasil: o primeiro túnel imerso do país, com 870 metros de extensão, vai ligar as cidades de Santos e Guarujá. O projeto, que utilizará uma técnica já aplicada em grandes obras internacionais, promete mais agilidade na construção e menor impacto ambiental em comparação aos túneis escavados.

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A iniciativa brasileira integra uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, e contará com um investimento estimado em R$ 6 bilhões. O túnel será formado por seis módulos de concreto pré-moldados, construídos em doca seca e posteriormente transportados por flutuação até o leito marinho, onde serão assentados e interligados.

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Técnica também está sendo usada na Europa

A mesma técnica de túneis imersos está sendo aplicada em um megaprojeto em andamento na Europa, que vai conectar a Dinamarca à Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, o túnel será o maior do mundo em sua categoria.

A estrutura ligará Rødbyhavn, na ilha dinamarquesa de Lolland, a Puttgarden, na ilha alemã de Fehmarn, por meio de 79 blocos de concreto pré-fabricados. Cada módulo mede 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de profundidade, pesando impressionantes 73 mil toneladas, o equivalente a dez Torres Eiffel. Os blocos serão posicionados a 40 metros de profundidade no Mar Báltico.

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Para viabilizar o projeto, uma fábrica exclusiva foi construída em uma área de 220 hectares em Rødbyhavn. A imersão da primeira estrutura ainda não tem data definida, mas a previsão é que essa etapa seja concluída até 2029.

Vantagens da técnica 

Ao contrário dos túneis escavados, como o que liga a França ao Reino Unido sob o Canal da Mancha, os túneis imersos utilizam módulos pré-fabricados posicionados em valas cavadas no leito de rios ou mares. Isso permite que sejam construídos mais rapidamente, a menor profundidade e com impacto ambiental reduzido. Em alguns casos, o custo também é mais baixo.

O projeto europeu tem custo estimado de € 7,4 bilhões (cerca de R$ 46,5 bilhões) e contará com duas pistas rodoviárias em cada sentido, além de duas linhas ferroviárias eletrificadas.

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Avanço para o Brasil

No Brasil, o túnel imerso entre Santos e Guarujá representa um avanço tecnológico e logístico importante. Além de reduzir o tempo de travessia entre as cidades, a obra promete desafogar o sistema de balsas e impulsionar o desenvolvimento da Baixada Santista. A construção do 1º túnel submerso do Brasil vai gerar 9 mil empregos no litoral.

A construção do túnel com módulos pré-fabricados marca uma nova etapa na engenharia de transportes no país, alinhando o Brasil às soluções de infraestrutura já adotadas em grandes centros internacionais.

 

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