Cotidiano

Tradicional pão caiçara vira referência para medir custo de vida no litoral de SP

O IPC-Cará é um indicador exclusivo que passa a medir semanalmente a variação de preços do produto nas padarias e mercados locais

Ana Clara Durazzo

Publicado em 25/08/2025 às 07:45

Atualizado em 25/08/2025 às 07:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A atualização será disponibilizada semanalmente no Santos Portal, por meio de banner, e em relatórios periódicos que relacionarão a oscilação local a cenários econômicos nacionais e internacionais / Isabela Carrari/PMS

Continua depois da publicidade

O pão de cará, símbolo da mesa santista e patrimônio cultural imaterial da cidade, acaba de ganhar um status inédito: tornou-se referência econômica com a criação do IPC-Cará, indicador exclusivo que passa a medir semanalmente a variação de preços do produto nas padarias e mercados locais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O primeiro boletim divulgado pela Prefeitura de Santos apontou cotação média de R$ 22,82 o quilo, apurada entre os dias 13 e 19 deste mês. A atualização será disponibilizada semanalmente no Santos Portal, por meio de banner, e em relatórios periódicos que relacionarão a oscilação local a cenários econômicos nacionais e internacionais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cará Festival chega à 4ª edição com foco feminino e programação gratuita

• Terra do pão de cará tem padarias tradicionais; veja as 5 mais antigas

• Pão de Cará surgiu no litoral de SP e é patrimônio cultural; conheça a história

Como funciona o índice

O IPC-Cará é coordenado pelo Departamento de Orçamento e Gestão (Deorg), da Secretaria de Governo, e tem como base pesquisas diárias em 23 padarias e mercados, distribuídos nas cinco regiões da cidade: Centro, Morros, Orla, Zona Intermediária e Zona Noroeste.

A metodologia prevê a divulgação da variação semanal, com indicação dos maiores e menores preços encontrados, além da consolidação em relatórios mensais analíticos.

Continua depois da publicidade

Inspirado em índices consagrados, como o IPCA do IBGE e o Big Mac Index, criado pela revista The Economist, o IPC-Cará alia cultura e economia, transformando um item típico da tradição santista em ferramenta de transparência e análise.

Valorização cultural e impacto econômico

O secretário de Governo, Fábio Ferraz, destacou a inovação:

'O IPC-Cará mostra como Santos pode inovar sem perder suas raízes. Ao transformar um patrimônio cultural, como é o nosso pão de cará, em indicador econômico, aproximamos a população de conceitos importantes, de forma leve e acessível. Mais do que números, esse índice valoriza a identidade santista e fortalece o comércio local'.

Continua depois da publicidade

Segundo o economista Plínio Rolim, do Deorg, o índice tem múltiplos benefícios:

Orientar as decisões de consumo da população;

Estimular a competitividade entre padarias e mercados;

Continua depois da publicidade

Valorizar um símbolo da cultura santista;

Servir como “termômetro” do custo de vida local.

Um termômetro santista

Mais do que um simples dado econômico, o IPC-Cará une tradição e inovação. Ele transforma o pão de cará, presente diariamente nas mesas da população, em indicador oficial da vida econômica e cultural da cidade — reforçando o vínculo afetivo dos santistas com um de seus maiores símbolos.

Continua depois da publicidade

 

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software