X

Cotidiano

Tradição, paixão e acessibilidade inspiram atletas da canoagem em Bertioga

Sobre as ondas calmas, uma comunidade apaixonada por este esporte, especialmente pelo kayaksurf, tem se destacado há anos com a um projeto de canoagem acessível, revelando talentos e transformando vidas

Da Reportagem

Publicado em 29/01/2024 às 13:47

Atualizado em 29/01/2024 às 14:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além do kayaksurf, a cidade ostenta uma tradição significativa na canoagem canadense e havaiana / Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Bertioga é um território geográfico propício à canoagem, com oportunidades para remar tanto em mar aberto quanto nas águas tranquilas dos rios e do Canal da cidade. Sobre as ondas calmas, uma comunidade apaixonada por este esporte, especialmente pelo kayaksurf, tem se destacado há anos com a um projeto de canoagem acessível, revelando talentos e transformando vidas.


Um dos talentos de Bertioga é o Bruno Guazzelli Filho, que inicialmente utilizava o caiaque para buscar mariscos, mas ao perceber que poderia surfar nas ondas com esse equipamento, começou a se apaixonar pelo esporte. "Na época eu nem sabia que essa modalidade existia, o kayaksurf, mas aí eu comecei a pegar gosto de fazer isso fora do horário de trabalho", compartilhou.

Em 2007, ele participou de seu primeiro campeonato e, surpreendentemente, tornou-se líder do ranking por vários anos consecutivos, acumulando nove títulos brasileiros e três sul-americanos. Entretanto, a história de Bruno vai além das ondas e das conquistas esportivas. Em 2011, durante um campeonato, ele cruzou caminho com um cadeirante que, segundo o atleta, o surpreendeu, pois o rapaz dominava as ondas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Esse encontro inspirador motivou Bruno a iniciar o projeto "Onda BGF Praia Acessível", dedicado a incentivar pessoas com deficiência a participar da canoagem, um esporte considerado por ele notavelmente adaptável. "Esse é o meu maior troféu da vida, no esporte principalmente, e de tudo o que eu já fiz", destaca Bruno, enfatizando a importância do impacto positivo gerado na comunidade, através do projeto ativo até hoje, com 20 edições realizadas.

"Qualquer esporte tem benefícios aeróbicos, a canoagem em si é um esporte que trabalha principalmente do abdômen pra cima, mas qualquer esporte faz bem para mente", ressaltou Bruno, que também conta ter tornado a paixão que encontrou na canoagem um projeto de vida.

 

Tradição na cidade

Além do kayaksurf, a cidade ostenta uma tradição significativa na canoagem canadense e havaiana, tendo sediado campeonatos brasileiros e estaduais desta última.

A rica bacia hidrográfica da região, composta por rios como Itapanhaú, Itatinga, Itaguaré, Jaguareguava e Guaratuba, proporciona uma rede de oportunidades para amantes da natureza, pesca amadora e esportes aquáticos, contando com condutores de turismo locais para orientação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Vamos comemorar? 15ª Festa de Portugal será em junho

Um dos principais atrativos do evento é a Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, doces conventuais, cervejas e vinhos portugueses

Santos

'Encontro das Cidades ODS' contará com reflexão e ação pela Agenda 2030

Evento acontece em junho, no Centro Histórico de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter