X

CHUVAS

Temporal causa deslizamentos sem vítimas em Guarujá

Em ação preventiva da Prefeitura, 13 famílias foram removidas e estão sendo assistidas; cinco morros sofreram deslizamentos após 162mm de chuva em apenas 72 horas, mais da metade do esperado para todo o mês de março

Da Reportagem

Publicado em 15/03/2022 às 11:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Defesa Civil da Cidade precisou intervir na VIla Baiana / Reprodução/Jornal O Itapema

Um temporal atingiu Guarujá na noite da última segunda-feira (14), causando alagamentos e deslizamentos em cinco morros da Cidade. Foi registrado um acumulado de chuvas de 162 mm apenas nas últimas 72 horas, mais da metade que a média prevista para todo o mês de março, que é de 248 mm. Às 8 horas da manhã, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, estabeleceu um gabinete de crise para avaliar a situação dos morros e traçar as próximas ações.

Houve deslizamentos nos morros da Vila Edna, Morro do Engenho, Vila Baiana, Macaco e  Outeiro, sem danos materiais ou vítimas. No Morro da Vila Baiana, na região da Enseada, houve deslizamento e uma árvore atingiu a estrutura de uma residência. Ninguém ficou ferido. Numa ação preventiva, a Defesa Civil de Guarujá providenciou a retirada de 13 famílias, um total de 29 pessoas, temporariamente removidas para a Escola Estadual Paulo Clemente Santini, que fica nos arredores.

Veja o vídeo divulgado pelo jornal O Itapema:

Na sequência, essas pessoas foram transferidas para um alojamento provisório no Ginásio do Tejereba, onde se encontram na manhã desta terça-feira (15), recebendo alimentação e toda a assistência necessária pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

Trabalho preventivo

A Defesa Civil de Guarujá recebeu um aviso meteorológico da Defesa Civil do Estado para acumulados de até 100 mm em três dias. Com isso, às 14 horas da última segunda-feira(14) foi elaborado um aviso de risco e publicado nas redes sociais da Prefeitura. Com a intensificação das chuvas às 19 horas, as equipes realizaram vistorias preventivas nos morros da Cidade.

Com o acompanhamento meteorológico, foi possível observar que, em apenas 8 horas o acumulado máximo pluviométrico registrado foi de aproximadamente 185 mm, superando o que era esperado para 3 dias. Às 21 horas a equipe da Defesa Civil de Guarujá promoveu mais um aviso Preventivo por meio do IDAP (Avisos via SMS) indicando a possibilidade de deslizamentos.

As equipes vistoriaram todas as áreas de risco geológico promovendo remoções temporárias pontuais de caráter preventivo. Os técnicos e agentes da Defesa Civil continuam realizando vistorias expeditas pelas áreas de risco geológico do Município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter