X

Cotidiano

Tempestade deixa 8 mortos no Reino Unido, França, Holanda e Alemanha

Meteorologistas dizem que esta é uma das piores tempestades enfrentadas pelo Reino Unido nos últimos anos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/10/2013 às 14:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma forte tempestade atingia o sul do Reino Unido, a Holanda e partes da França nesta segunda-feira, derrubando árvores, provocando inundações em áreas mais baixas e gerando caos nos transportes. Oito mortes foram registradas.

Meteorologistas dizem que esta é uma das piores tempestades enfrentadas pelo Reino Unido nos últimos anos. Ventos equivalentes ao de um furacão, com 160 quilômetros por hora, foram registrados na ilha de Wight, sul da Inglaterra, e ventos de quase 130 quilômetros por hora foram registrados em terra firme.

Funcionários da UK Power Networks disseram que 270 mil residências estão sem energia elétrica. Avisos de enchentes foram emitidos para muitas partes do sul da Inglaterra e centenas de árvores foram derrubadas pelos ventos fortes, informaram autoridades de emergência.

No aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado da Europa, pelo menos 130 voos foram cancelados e os serviços de trens expressos entre o centro de Londres e os aeroportos de Gatwick e Stansted foram suspensos. Enormes ondas fizeram com que o porto inglês de Dover fosse fechado, interrompendo os serviços de balsa para a França.

Milhares de residências no noroeste da França também ficaram em eletricidade. Na Holanda várias linhas de trem pararam de funcionar e voos estão atrasados. Os cidadãos holandeses receberam instruções para não andarem de bicicleta por causa dos fortes ventos. A estação central de trens de Amsterdã foi fechada por causa de danos provocados pela tempestade.

De acordo com o Centro Nacional de Meteorologia do Reino Unido, uma tempestade provocou a queda de árvores, danos em edifícios e interrupção de fornecimento de energia (Foto: Associated Press)

Algumas linhas de trem na Inglaterra também pararam de circular nesta manhã e algumas estradas foram fechadas por causa da queda de árvores e de linhas de transmissão de energia. Também foram registrados atrasos no sistema de metrô de Londres, assim como no sistema de trens da cidade.

Quatro pessoas morreram no Reino Unido: uma adolescente de 17 anos depois que uma árvores caiu sobre o trailer no qual ela dormia, em Kent; um homem na faixa dos 50 anos quando uma árvore caiu sobre seu carro em Hertfordshire e um adolescente que foi arrastado para o alto-mar quando surfava em Newhaven, no domingo

Em Londres, um homem morreu numa aparente explosão de gás em sua casa.

A polícia de Amsterdã informou que uma mulher foi morta na cidade também por uma árvore e recomendou que as pessoas permaneçam em lugares fechados. Uma pessoa morreu na França e duas na Alemanha em decorrência das fortes chuvas.

A tempestade tem ventos com força de furacão, mas é classificada como tal porque não se formou sobre extensões quentes do oceano como os furacões que atingem o Caribe e os Estados Unidos, informou o serviço nacional de meteorologia britânico.

O Reino Unido não sofre com furacões porque eles são tempestade de "latitude quente" que sugam sua energia de mares muito mais quentes do que no Atlântico norte, disse a agência. A tempestade não recebe um nome e não tem um "olho" como centro, como acontece com furacões. Nas redes sociais, ela tem sido chamada de "stormageddon".

O Instituto de Meteorologia da Suécia elevou seu alerta nesta segunda-feira, advertindo que uma tempestade "classe 3" pode representar "grande perigo ao público" e atingir o oeste e o sul do país nesta noite.

Apesar disso, os danos foram menores do que os temidos nas 48 horas anteriores à tempestade, quando a imprensa britânica fez grandes alertas sobre a tempestade.

A British Airways disse que seus voos de longa distância deveriam operar normalmente, mas voos domésticos e para a Europa continental estavam atrasados, com alguns cancelamentos. Os voos nos aeroportos de Gatwick London City não devem ser afetados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter