X

Cotidiano

Técnicos municipais fazem curso com o Corpo de Bombeiros

O curso será voltado para os técnicos municipais que atuam em áreas relacionadas ao tema.

Publicado em 20/07/2015 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesta quarta-feira (22) servidores públicos de Guarujá que atuam nos setores de fiscalização de comércio e postura, técnicos responsáveis pela emissão de alvarás e guardas civis municipais fazem curso de atualização e conhecimentos básicos sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB).

O aprendizado acontece das 8 às 12 horas, no Estádio Municipal Antônio Fernandes, localizado na Rua Brasilina Desidério s/n – Jardim Helena Maria. O curso será ministrado pelo Grupamento do Corpo de Bombeiros e inicialmente voltado para os técnicos municipais que atuam em áreas relacionadas ao tema.

De acordo com a coordenadora da Força-tarefa, Valéria Amorim da Silva, o curso é um momento oportuno para o conhecimento burocrático da legislação. “Inicialmente receberão o curso aqueles que compõem os trabalhos de fiscalização externa. Depois nós seremos os agentes multiplicadores, para disseminar aos demais técnicos”, explica.

Vistoria e Certificado – O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o documento que valida que a edificação vistoriada possuía as condições de segurança contra incêndio, previstas pela legislação e constantes no processo aprovado, estabelecendo um período de validade.

Este licenciamento se aplica às edificações com até 750 metros quadrados de área construída, que atenda alguns quesitos do Regulamento de Segurança Contra Incêndio do Estado de São Paulo. O documento possui liberação automática, desde que preencha os requisitos e recolha as taxas devidas ao Departamento de Segurança Contra Incêndio.

Já o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento que reúne um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação de um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico. As medidas são previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Em pleno sabadão, PAT de Guarujá oferece 45 vagas de emprego

Pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter