Taxa do cheque especial segue em alta

A Fundação Procon realizou a pesquisa no último dia 6 de março. Segundo o Procon, a alta acompanha a elevação da taxa básica de juros (Selic)

Comentar
Compartilhar
19 MAR 201410h17

Pesquisa realizada pela Fundação Procon no dia 6 de março constatou que as taxas médias das duas modalidades de crédito pesquisadas voltaram a apresentar alta acompanhando o movimento de elevação da taxa Selic. Das sete instituições da amostra, três elevaram suas taxas de empréstimo pessoal e cinco, suas taxas de cheque especial. Veja aqui a pesquisa completa.

Empréstimo

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,46% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,44% a.m., significando um acréscimo de 0,02 ponto percentual. A maior alta verificada foi no Banco HSBC, que alterou de 5,77% para 5,87% a.m., o que significa um acréscimo de 0,10 ponto percentual, representando uma variação positiva de 1,73% em relação à taxa de fevereiro/14

Cheque especial

No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,81% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 8,66% a.m., representando um acréscimo de 0,15 ponto percentual. A maior alta verificada foi no Banco Bradesco, que alterou de 9,03% para 9,44% a.m., o que significa um acréscimo de 0,41 ponto percentual, representando uma variação positiva de 4,54% em relação à taxa do mês anterior.

Considerando que, desde novembro de 2013, as taxas médias de cheque especial e empréstimo pessoal têm apresentado um quadro de alta, a recomendação do órgão para o consumidor é para que tenha cautela ao optar por contratar qualquer das modalidades de crédito, refletindo sua real necessidade. E, antes de qualquer contratação, pesquisar com atenção, comparar as taxas mais adequadas ao seu perfil e estar ciente do custo total da operação e da sua capacidade de pagamento.

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,81% a.m (Foto: Arquivo/DL)

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação. Nos postos do  Poupatempo, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Sábados, das 7 às 13h, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.