X

Cotidiano

Tanzânia prende 225 acusados de matar jovens albinos

Segundo a agência de notícias France-Presse, que cita o porta-voz da polícia, Advera Bulimba, a intervenção policial vai ser ampliada para todas as 30 regiões do país.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/03/2015 às 18:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A polícia da Tanzânia anunciou hoje (12) a detenção de 225 feiticeiros e adivinhos em uma megaoperação feita em várias partes do país africano. A ação busca parar a onda de ataques e assassinatos de albinos. Segundo a agência de notícias France-Presse, que cita o porta-voz da polícia, Advera Bulimba, a intervenção policial vai ser ampliada para todas as 30 regiões do país.

Na Tanzânia, os albinos são alvo de ataques regulares, vítimas de crenças que atribuem poderes mágicos aos seus órgãos. De acordo com os políticos, os corpos são utilizados por feiticeiros e curandeiros e vendidos por cerca de US$ 600.

Na terça-feira (10), as autoridades policiais tanzanianas detiveram sete suspeitos no âmbito do inquérito sobre a agressão a uma criança albina de seis anos, que teve uma mão cortada no fim de semana passado.

Em comunicado divulgado hoje, Advera Bulimba disse que a campanha policial tem como alvo a rede de gangsters, comerciantes e feiticeiros, acrescentando que 97 dos detidos  foram apresentados à Justiça.

A nota apelou aos líderes religiosos, anciãos tradicionais, políticos e jornalistas “para continuarem a campanha de consciencialização contra as crenças supersticiosas que estão atrasando o desenvolvimento do país”.

O anúncio de hoje foi feito poucos dias depois de o Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, ter considerado que os ataques em curso contra as pessoas com albinismo são atos "repugnantes e um grande embaraço para a nação". Segundo um especialista da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70 albinos foram mortos desde 2000 na Tanzânia.

O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, apelou hoje para que se lute contra a impunidade, após o crescimento de ataques contra albinos na África Oriental. A ONU indicou que a situação se deteriorou na Tanzânia e no Malaui.

Nos últimos seis meses, pelo menos 15 albinos foram raptados, feridos, mortos ou vítimas de uma tentativa de rapto na África Oriental. Na última semana foram registados três incidentes, lamentou um porta-voz do Alto Comissário, Rupert Colville, num encontro com jornalistas.

O albinismo é a ausência total de pigmentação na pele devido a fatores genéticos. A doença, hereditária, atinge um ocidental a cada 20 mil, mas afeta cerca de um tanzaniano a cada 1,4 mil devido aos casamentos consanguíneos, de acordo com especialistas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter