X

Cotidiano

TamTam será reconhecido como utilidade pública de SP

Liderada pelos arte-educadores Renato Di Renzo e Cláudia Alonso, o projeto, que já atendeu milhares de pessoas, luta com dificuldades para manter a assistência dos atuais 180 alunos

Publicado em 02/07/2014 às 10:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Projeto TAMTAM, que completa 25 anos em setembro próximo, receberá o título de utilidade pública estadual. “Demos entrada no pedido de resolução há um mês, que foi corroborado pela deputada federal Maria Lúcia Prandi (PT)”, disse na última segunda-feira, dia 30, a deputada estadual Telma de Souza (PT), durante o ato solene do Jubileu de Prata da entidade, realizado no Teatro Municipal, por iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, após  indicação da deputada.

Segundo revelou Telma, o processo já está em andamento e ela acredita que, até o final deste ano, o TAMTAM será contemplado, possibilitando, entre outros benefícios, a isenção de impostos e a possibilidade de recebimento de recursos para o desenvolvimento das atividades que ocorrem no Teatro Rolidei – à Avenida Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias. “O título vai auxiliar muito a caminhada desta entidade que é uma referência no Brasil e no Mundo”, completou Telma, que acredita que o TAMTAM também receberá o título na esfera federal. 

Cerca de 150 pessoas, entre alunos, colaboradores, voluntários e autoridades da região, participaram do Jubileu do TAMTAM. O vereador Carlos Teixeira Filho, o Kaká Teixeira (PSDB), confirmou que a entidade será, ainda este ano, contemplada também com a Medalha Brás Cubas. “Já está tramitando na Câmara”, disse na mesa de autoridades, junto com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), o secretário de Cultura de Santos, Raul Christiano, o ex-prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) e os vereadores petistas Conrado Carrasco (Itanhaém) e Evaldo Stanislau.


Alunos do projeto TAMTAM trabalham inclusão e cultura diariamente (Foto: Matheus Tagé/DL)

Referência

No último dia 27, o Diário do Litoral publicou caderno especial sobre a entidade, dentro do Projeto DL Solidário. O TAMTAM é uma referência e se tornou de fundamental importância à saúde pública e à inclusão de pacientes à sociedade. Até hoje continua sendo o maior exemplo no acolhimento e tratamento de pessoas com múltiplas deficiências. (Clique aqui e leia mais sobre o TamTam e o DL Solidário)

Liderada pelos arte-educadores Renato Di Renzo e Cláudia Alonso – homenageados junto com o projeto - o TAMTAM, que já atendeu milhares de pessoas, luta com dificuldades para manter a assistência dos atuais 180 alunos, de sete a 75 anos que, aos poucos e diariamente, ultrapassam obstáculos, conquistam espaços, vencendo o preconceito e a discriminação.

Pautada pela diversidade, pluralidade e principalmente a inclusão, a Associação TAMTAM, embora seja reconhecida como de utilidade pública municipal, não tem convênio, subvenção ou qualquer apoio financeiro, mesmo já tendo conquistado diversos prêmios dentro e fora da Cidade.

No Café Teatro Rolidei, enquanto as mães trocam experiências e ajudam na manutenção do espaço, os filhos – sem pagar absolutamente nada - participam de oficinas, apresentações musicais e teatrais, saraus de poesia, palestras, workshops, conferências, lançamentos de livros e outras atividades, que proporcionam qualidade de vida, saúde mental coletiva enfim, como dizem Di Renzo e Cláudia “celebram a vida”.

Como não há verba oficial, a Associação TAMTAM conta com um grupo de seis voluntários (só dois recebem um pequeno cachê) que não só atende os alunos, mas também quase dois mil beneficiários indiretos, entre familiares, amigos, vizinhos, colegas de escola e faculdades. Eles se superam como artistas, educadores e, porque não, como auxiliares de limpeza e administradores do espaço.

Ano passado, o TAMTAM firmou parceria com o Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo e, por intermédio de um termo de cooperação técnica, pode profissionalizar pessoas portadoras de deficiência, que recebem registro de ator, atriz, contrarregra, iluminador e outras funções da profissão de artista e técnico.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter