Procurado pelo DL para explicar a situação, o atual presidente da Câmara, vereador Donizete Tavares do Nascimento (PSC) não foi encontrado na última sexta-feira, dia do fechamento da reportagem.
A assessoria de Imprensa da Casa informou que não conseguiu localiza-lo e o diretor-secretário, Paulo Bonavides, praticamente descartou entrevista. Donizete será vice-prefeito a partir de 2013 de Marcia Rosa, reeleita pelo PT.
O superintendente da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão, Marcus Marcelo Passarelli, explica que o órgão não questiona, apenas efetua os pagamentos dos aposentados da Câmara, da Prefeitura, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e da própria Caixa, que apenas é gestora dos recursos.
“Quem define as aposentadorias são os entes (Prefeitura, Câmara e outros). Nós até estamos tentando resolver essa situação, trazendo para nós a responsabilidade de revisão, cálculos e outros. Mas, por enquanto, somos somente gestores da reserva financeira destinada ao pagamento dos benefícios”, disse, não sabendo dizer como Antonio Silva chegou a conquistar a polpuda aposentadoria.
A Reportagem solicitou número de casos semelhantes, montante gasto com aposentados e outras informações para mensurar o tamanho do gasto, mas ele não soube dizer de imediato, revelando apenas que todo ano é feito um estudo para saber quanto será necessário em dinheiro para pagar os aposentados. Ele ficou de encaminhar números e valores para o DL, mas não cumpriu a promessa.