X

Cotidiano

SP promete atendimento mais ágil com 190 terceirizado

Com a contratação, o serviço terá 208 pontos de atendimento, quase quatro vezes o número atual, 56. As ligações ocorrerão em nova sede do Centro de Operações da Polícia Militar

Publicado em 11/06/2014 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo do Estado de São Paulo prometeu aumentar a velocidade de atendimento do serviço 190. Isso será possível depois que, terceirizado, o serviço do primeiro atendimento telefônico à população deixará de ser feito por policiais militares e passará a civis contratados por uma empresa privada. Com a mudança, pelo menos 250 PMs irão para as ruas.

Com a contratação, o serviço terá 208 pontos de atendimento, quase quatro vezes o número atual, 56. As ligações ocorrerão em nova sede do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), inaugurada nesta quarta-feira, 11, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O contrato deverá entrar em vigor em 90 dias. Segundo o governo, foi investido um total de R$ 85,1 milhões para a construção do prédio e a aquisição dos equipamentos. Alckmin também prevê que o espaço abrigue atendimento dos bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A ideia não é ampliar o número de ligações atendidas por dia, cerca de 40 mil, mas fazer com que as ligações sejam recebidas logo no primeiro toque, sem cair na caixa postal. "Não é a quantidade de chamadas que vai aumentar, mas o tempo-resposta. Feito o primeiro atendimento, se for o caso, será encaminhado ao setor de despacho", disse o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira.


O governo do Estado de São Paulo prometeu aumentar a velocidade de atendimento do serviço 190 (Foto: Divulgação)

Segundo o secretário, o serviço não será prejudicado pela mudança. "A própria Polícia Militar é que vai preparar essas pessoas dentro de um protocolo de atendimento definido pela PM. Não é a empresa que vai definir. Vai ser um trabalho definido inteiramente pela Polícia Militar, além do despacho, que continua sendo dos PMs", explicou.

Ainda de acordo com Grella, não há estatísticas de quanto o atendimento será melhorado. "Todo aperfeiçoamento contribui para um melhor resultado da operação policial. O sistema de segurança pública começa no 190, aqui é a ponta do atendimento", disse. "Quando nós implantarmos, será possível fazer o comparativo", declarou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter