X

Cotidiano

Sindicato afirma que escolas de Cubatão estão sucateadas

Munícipes alegam que existem problemas estruturais e de falta de manutenção na unidades de ensino da Cidade

Glauco Braga

Publicado em 21/03/2019 às 07:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A falta de manutenção no telhado provocou vazamento e a derrubada do forro da sala de aula / Divulgação

A situação das escolas da rede municipal de Cubatão tem gerado reclamações de muitos munícipes. Problemas estruturais e de falta de manutenção - como os relatados pelo vereador Antônio Vieira da Silva (PSDB) em denúncia na Vara da Infância e Juventude de Cubatão - são recorrentes nas 55 escolas de Ensino Fundamental e Médio da Cidade.

"As escolas estão com goteiras, infiltrações, mofos, saturação de ferragens, concreto e acabamento danificado. A rede elétrica de algumas põe em risco às pessoas, podendo matar e até gerar incêndios. Os playgrounds estão sem condições de uso, pois oferecem risco de acidentes e infecções. Algumas escolas estão com mato alto, sujeira espalhada, banheiros entupidos, calhas obstruídas, sem ventiladores e carteiras", relacionou o vereador.

Professores

A Reportagem questionou o vice-presidente do Sindicato dos Professores de Cubatão, Berenildo Gonçalo de Melo, sobre o estado das escolas.

"As escolas que estão sucateadas, causam risco à toda a comunidade escolar".

Os problemas relatados  por professores e munícipes são goteiras em sala; falta de quadras esportivas, devido aos problemas estruturais; falta de ventiladores; mato alto; ratos e mosquitos; cobras, pouca ou nenhuma iluminação.

No documento, protocolado na última sexta-feira (15), Toninho Vieira questiona falta de alvará de funcionamento das unidades e, neste sentido, pede ao Ministério Público (MP) que solicite à Administração relatórios para atestar, inclusive, a existência da Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), para que as escolas possam funcionar com estabilidade, salubridade e segurança.

"As unidades funcionam sem alvarás e quase todas não possuem também o Laudo Técnico de Vistoria de Segurança (LTVS) que, junto com o AVCB, é exigido no Código de Obras e Lei de Uso e Ocupação de Solo", afirmou Toninho Vieira.

O parlamentar cubatense também pede à Promotoria que questione a Prefeitura sobre a relação ao último Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relativo às condições que se encontram as unidades escolares e, ainda, solução para a eliminação de focos de proliferação de vetores nocivos à saúde de professores, alunos e funcionários.

Outro lado

A Prefeitura informou que não vai se pronunciar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter