X

Cotidiano

Saúde lança campanha para doação de leite para bebês prematuros

Atualmente, o leite materno coletado representa 55% da demanda do Brasil. No ano passado, bancos armazenaram 184 mil litros de leite, o suficiente para alimentar 178 mil recém-nascidos

Publicado em 20/05/2015 às 15:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Saúde lançou na manhã desta quarta-feira, 20, a campanha nacional para incentivar a doação de leite humano para bebês prematuros. Atualmente, o leite materno coletado representa 55% da demanda do Brasil. No ano passado, bancos armazenaram 184 mil litros de leite, o suficiente para alimentar 178 mil recém-nascidos.

O coordenador da área de Saúde da Criança da pasta, Paulo Bonilha, afirmou que o número de doadoras cresceu 30% entre 2008 e 2014. No mesmo período, houve um aumento de 11% na quantidade de leite doada. "A evolução é significativa, mas precisamos avançar mais", disse.

Cada litro é suficiente para amamentar 10 prematuros. Das 2,9 milhões de crianças nascidas em 2013, 11,9% foram prematuras. Brasília conseguiu alcançar autossuficiência. Toda demanda é atendida pela rede de leite humano regional.

No mesmo período, houve um aumento de 11% na quantidade de leite doada (Foto: Divulgação)

Atualmente, existem no País 215 bancos de leite e 98 postos de coleta. O aleitamento materno, de acordo com dados do Ministério da Saúde, é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de menores de cinco anos. O recomendado é que crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até seis meses de idade.

Crianças alimentadas com leite materno têm menor risco de desenvolver na vida adulta hipertensão, colesterol, diabete e obesidade.

O Ministério da Saúde convidou para o lançamento da campanha mães doadoras do banco de leite e mães de bebês beneficiados com a doação. A apresentadora Maria Paula, embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, também participou do lançamento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Levantamento aponta que está mais barato comer fora do que em casa; entenda

Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de SP, estabelecimentos arcam com 14,4% dos custos para manter preços, reduzir lucro e fidelizar clientes

Polícia

Homem suspeito de estuprar mulher em situação de rua é identificado pela polícia

O caso aconteceu na Rua Braz Cubas, no centro de Santos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter